Há diversas maneiras de presentear sua mãe no próximo domingo, 8 de maio – mas empenhar tempo, dedicação e grandes doses de afeto no preparo de uma refeição é sempre uma boa pedida. Aqui, selecionamos as melhores receitas do Paladar para você preparar um almoço superespecial pensado para sua mãe, seja ela vegetariana, apaixonada por fast-food ou fã de pratos mais elaborados.
A mãe vegetariana
Entrada: couve-flor inteira com molho de tofu e feta
Na receita do restaurante Makoto, a couve-flor inteira é tostada na grelha com manteiga de shisô e, antes de ir à mesa, recebe molho de tofu e queijo feta. O chef Jonah Kim cozinha o vegetal em água e depois leva à grelha pincelando com manteiga de shisô, para caramelizar. Confira os detalhes do preparo da couve-flor com molho de tofy e feta.
Prato principal: rigatoni recheado com cogumelos
Esta receita leva rigatoni bem grosso, mas se preferir use aquela massa em forma de concha, o conchiglioni, mais fácil de encontrar. Dá para fazer com horas de antecedência e deixar para levar ao forno só na hora de servir. Veja detalhes da receita de rigatoni recheado com cogumelos.
Sobremesa: pudim de tapioca com calda de coco queimado
O pudim é um clássico que sempre tem espaço à mesa -- ainda mais quando a receita é de mãe. Nesta receita de Maria de Lourdes Santos Oliveira, mãe do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, ela utiliza tapioca no pudim e o serve com a calda quente e o crocante de coco. Confira o passo a passo para preparar o pudim de tapioca com calda de coco queimado.
A mãe que é fã de fast-food
Entrada: batata-doce frita
Levíssima, crocante por fora e macia por dentro. Essa é a batata-doce frita da Lanchonete da Cidade, que você pode reproduzir em casa! O chef utiliza dois truques em sua receita: a batata é cozida e gelada antes de ser frita! Aprenda a fazer a batata-doce frita perfeita.
Prato principal: hambúrguer caseiro de costela
Para quem gosta de fast-food, nada mais delicoioso que um bom hambúrguer artesanal. Nessa receita do chef Gilson Almeida, da lanchonete Na Garagem, ele combina costela bovina com fraldinha. Confira a receita do suculento hambúrguer de costela.
Sobremesa: sorvete caseiro de baunilha
É possível fazer um sorvete de baunilha cremoso em casa, sem precisar utilizar a sorveteira. Nesta receita, é preciso fazer o creme inglês e levá-lo ao freezer por aproximadamente três horas. O sorvete pode ser feito na batedeira ou no liquidificador, como você preferir. Aprenda a preparar o clássico sorvete de baunilha em casa. Caso queira incrementar seu prato com uma deliciosa calda de caramelo, veja uma receita aqui.
A mãe sofisticada
Entrada: salada asiática de melão, pepino e gengibre
Deliciosa, refrescante e facílima de fazer, a combinação de melão, gengibre e pepino é inspirada em uma receita típica de Mianmar (ex-Birmânia), cujo sabor e o frescor são realçados pelo molho de peixe. É fácil de achar em lojas de produtos asiáticos, não é caro, e você vai encontrar cada vez mais maneiras de usá-lo. Aprenda a fazer a salada asiática de melão, pepino e gengibre.
Prato principal: bife Wellington
Neste clássico dos anos 1960, uma peça do nobre filé mignon é coberta com creme de cogumelos e embrulhada em camadas de presunto cru e massa folhada amanteigada antes de ser assada. A receita é um dos grandes desafios da cozinha, mas é possível dominá-lo. Saiba como fazer o clássico bife Wellington à prova de erros.
Sobremesa: pavlova de frutas vermelhas
Sobremesa fresca e leve, para mamães que não curtem doces muito doces, daqueles carregados em massa e coberturas. É também muito fácil de fazer, você só vai precisar de um tempinho para preparar o merengue (uma hora de forno + uma hora de descanso dentro do forno). O restante da receita você vai tirar de letra. Aprenda a fazer a tradicional pavlova de frutas vermelhas.