Uma ceia de Natal barata não precisa economizar no sabor. O chef Fábio Sinbo, do restaurante Azur do Mar, topou o desafio do Paladar de montar uma ceia para poucas pessoas, ou uma contribuição para uma ceia com mais gente, com um limite de 200 reais para gastar nos ingredientes.
Está enganado quem pensa que receitas com peixes e frutos do mar precisam ser o olho da cara. Investindo em ingredientes certeiros, que dispensam técnicas muito complexas, o chef deu suas sugestões para compor o menu. Fábio sugere começar com uma caponata de berinjela, perfeita para abrir o apetite. O prato principal traz um peixe recheado, acompanhado de vinagrete de frutos do mar, equilibrando com acidez e frescor. Para encerrar, a sugestão é um crumble de maçã fácil de preparar, mas que ainda tem uma carinha sofisticada. A seguir, confira mais sobre essas receitas:
Caponata de berinjela
Uma entradinha barata, fácil de fazer e sem segredo: é questão de cortar os vegetais, temperar bem e colocar no forno até pegar uma boa cor e sabor. A caponata funciona tanto como entrada, servida com torradas, quanto junto com os outros pratos da ceia.
Peixe recheado com farofa de camarão
A receita de peixe é versátil para um preparo que fica bom tanto na brasa quanto no forno. Ele sugere peixes inteiros como robalo, namorado, pescada cambucu, anchova ou tainha, destacando os três últimos como opções mais econômicas. A farofa de camarão é úmida na medida certa e bem carregada em sabor.
Vinagrete com coentro e frutos do mar
Vinagrete é um prato curinga da culinária brasileira e vai bem com tudo quanto é prato: carnes, saladas, arroz, peixe… as possibilidades são inúmeras, mas essa versão tem como foco dois elementos: o coentro, que entra em peso para dar frescor para o acompanhamento, e frutos do mar refogados, que mesmo em pequena quantidade, fazem toda a diferença.
A sugestão é buscar os mais em conta, como, por exemplo, a lula, mas camarões e mexilhões também funcionam bem para a receita.
Crumble de maçã
Esse crumble de maçã laminada é a sugestão do chef para fechar a ceia. Uma farofa doce crocante por cima, com maçãs doces e macias por baixo, que fica ótimo se servido quente ao lado de uma bola de sorvete.