Entre molhos para saladas, maionese, geleia e manteiga, você não precisa comprar tudo pronto no supermercado. O Paladar selecionou receitas que você pode fazer em casa. Além de ficarem mais gostosas, você ainda tem certeza dos ingredientes que está consumindo.
● Maionese
Leve, macia e de sabor sutil, a maionese caseira - feita com gemas, óleo e suco de limão - não guarda quase nenhuma semelhança com o produto industrializado que acabou despertando preconceito e causando tanta antipatia. Pois pode apostar, quem não gosta de maionese é porque nunca provou o molho de origem francesa como ele deve ser: artesanal e feito com bons ingredientes. O preparo requer atenção aos detalhes, mas é simples e prático, como mostra a galeria abaixo. Aprendida a técnica, veja como variar os sabores.
● Molho de tomate
Molho de tomate é como receita de bolo. Todo mundo tem o seu. Agora, imagine um molho encorpado, de vermelho intenso, sabor adocicado e acentuado de tomate, com aroma fresco do fruto ou de temperos usados com excelência, como o manjericão. É fácil de fazer e o segredo é ter paciência, pois é preciso cozinhar por duas horas, sem tampar a panela. Veja a receita.
● Requeijão
Queridinho da mesa dos brasileiros, o requeijão pode sim ser preparado em casa, com ingredientes de verdade (e bem menos gordura que a versão industrializada, vale dizer). É feito com leite A, vinagre de maçã, suco de limão, creme de leite, um pouquinho de manteiga e sal. A receita é de Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó. Veja como fazer.
● Ricota
Na receita da chef Heloisa Bacellar, basta leite (que não pode ser de caixinha), vinagre de vinho branco, sal e azeite, para fazer uma deliciosa e leve ricota. O passo a passo da receita é tão curto quanto a lista de ingredientes. Aprenda a receita e impressione nos cafés em casa.
● Caldo de legumes e caldo de carne
Para sopas, ensopados, risoto e tantos outros pratos que pedem caldo vegetal ou de carne, vale a pena sempre ter esses produtos no congelador. Acredite, o sabor das versões caseiras nem se compara ao das industrializadas. Deixe os cubinhos de lado e aprenda como fazer caldo de legumes e um belo caldo de carne em casa.
● Homus
Um bom homus é um creme uniforme e aveludado de grão-de-bico com alho o bastante para não deixar suspeita sobre sua existência na receita e um toque de limão. Com os ingredientes em mãos, basta bater em um processador ou liquidificador. E você ainda pode ajustar os temperos de acordo com o seu gosto ou até incluir outros ingredientes, como pimentão ou beterraba. Confira o passo a passo da receita.
● Ghee
O ghee tem os mesmos usos da manteiga clarificada, com a vantagem de ter sabor mais intenso e amendoado. Originalmente feito a partir da nata do leite, é 100% gordura, não contém lactose. Aqui, é feito a partir da manteiga - os sólidos do leite chegam a caramelizar na panela, daí, a gordura resultante é mais dourada e mais saborosa. Além de ser ótimo para grelhar e fritar alimentos, também pode substituir a manteiga no dia a dia. Se no supermercado um pote é caro, aqui é possível ver uma receita fácil, e econômica, de fazer.
● Manteiga
Quer ser ainda mais radical e fazer manteiga em casa? Basta bater creme de leite fresco e escorrer. Aprenda a receita.
● Molhos para saladas
Salada não precisa ser sempre a mesma coisa e os molhos fazem toda a diferença. Aqui uma seleção: um molho de iogurte e dill, por exemplo, vai muito bem com uma salada de agrião, ovo cozido picado e salmão defumado; um cremoso de queijo roquefort e salsão é ideal uma salada verde com lascas de frango. Aprenda a fazer também molho de mostarda e mel, molho de cebola e curry, molho oriental, molho de blueberries, molho pesto de salsinha e molho de laranja e vinagre de Jerez.
● Picles
Fazer picles é essencialmente uma maneira de estender a vida de alimentos frescos. Ele pode ser feito com sal ou vinagre (ou ambos), que funcionam como conservantes naturais, e basicamente com qualquer vegetal. A fórmula básica para fazer picles é 1 medida de água, a mesma quantidade de vinagre e, para cada litro de líquido, 1 colher (sopa) de sal e 3 colheres (sopa) de açúcar. Você pode adicionar a esta salmoura outros temperos, como sementes de mostarda e folha de louro. Para nada dar errado, siga as nossas dicas aqui.
● Granola
Fazer granola em casa é fácil e permite muitas adaptações. Você não precisa seguir a receita usando as mesmas castanhas e frutas secas, se não quiser. Troque, escolha as que preferir. Depois de assar, você pode tirar a granola da assadeira “em placas”, para comer os pedaços. Ou quebrá-la, para deixar com o jeito das granolas tradicionais. Veja como fazer.
● Barrinha de cereais
Uma barrinha para carregar na bolsa e comer entre as refeições. Essa receita, de granola e damasco, é rápida, fácil e rende de 16 a 20 unidades. Muito mais que as caixinhas de supermercado. Veja como fazer.
● Geleias
Fazer geleia é uma técnica. Aprendidos os passos e os pontos, o leque de possibilidade de sabores é imenso. Na galeria abaixo, confira dicas de preparo e sugestões de receitas.
● Pipoca
Chega de pipoca de microondas. Acredite, é fácil fazer na panela. Vai menos óleo e você ainda pode soltar a criatividade nos temperos. Já fizemos pipoca com curry, com gengibre, shoyu e óleo de gergelim, e doces, com caramelo salgado e com canela e baunilha. Gostou? Confira as receitas.
* Lista publicada em 20/7/17 e atualizada pela última vez em 23/9/19.