Aberta, fechada, com frutas frescas ou cozidas, sobre massa podre ou folhada, com ou sem creme, com a fruta no topo ou na base. O mundo todo come torta de maçã. Cada um a seu modo.
A seleção de receitas abaixo é uma espécie de volta ao mundo em tortas de maçã, com os preparos mais populares em diferentes países.
E não precisa se intimidar. Fazer tortas em casa pode ser trabalhoso, mas não é difícil. No fim do texto, confira uma galeria com dicas gerais de como sempre acertar no preparo de tortas doces, desde a massa até a finalização.
Aproveite!
1. Torta de maçã americana clássica
Vamos começar por um clássico americano, apple pie. A massa, feita em casa, dá base e cobertura para um recheio reconfortante, preparado na boca do fogão até as maçãs ficarem macias. Uma receita tradicional, para perfumar a casa toda. Veja como fazer.
2. Tarte tatin, torta invertida de maçã
Agora, uma receita tradicional francesa. Essa torta é feita “ao contrário”: as maçãs vão por baixo, junto com um caramelo, e a massa folhada vai por cima. Na hora de servir, basta inverter, revelando as maçãs coradas e brilhantes. Confira a receita.
3. Torta de maçã com cobertura de amêndoas
Seguindo na França, uma receita típica da região da Bretanha, no noroeste do país. A massa de amêndoas recebe recheio de maçãs em cubinhos e creme de baunilha. Por cima, amêndoas laminadas, açúcar de confeiteiro e manteiga, para fazer uma cobertura delicada e crocante. Veja como fazer.
4. Torta di mele, bolo italiano de maçãs
Da França vamos para a Itália. Apesar do nome, é mais um bolo do que uma torta - a massa é coberta com fatias de maçã antes de ir para o forno. É doce para o café da tarde, feito com ingredientes que todo mundo tem em casa. Uma receita simples, rústica e reconfortante. Veja como fazer.
5. Torta crumble de maçã
O brilho dessa receita, também americana, fica por conta do crumble, a farofinha crocante que vai por cima de tudo e dá uma textura interessante à torta. Ela pode ser feita com maçãs vermelhas ou verdes, que não precisam ir para a panela previamente, cozinham direto no forno com a massa e cobertura. Confira a receita.
6. Torta de maçã fácil de fazer
Essa é a torta de maçã versão britânica. Assim como a americana, tem a estrutura massa por baixo, recheio de maçãs em cubinhos, massa por cima. A diferença é que essa receita tem um atalho: o recheio não vai para a panela, apenas descansa por alguns minutos (processo de maceração) antes de ir para a fôrma e para o forno. Ah, e a cor bonita por cima é por conta de uma mistura de creme de leite, ovo e açúcar que você pincela sobre a massa - truque simples que faz a diferença. Confira a receita.
7. Galette rústica de maçãs
Os franceses chamam as tortas achatadas de galette. Elas não têm recheio e sim uma cobertura – geralmente feita com frutas frescas. Essa leva frangipane, um creme à base de amêndoas e manteiga fácil de ser preparado em casa, e maças descascadas e cortadas em fatias finas. Apesar de ter ganhado fama nos EUA, é na França que a torta de maçã tem mais versões. Cada região tem uma, no mínimo. “Na Normandia, a torta de maçã tem massa doce, coberta por purê de maçã e lâminas da fruta”, conta a confeiteira paulistana Marilia Zylbersztajn. “Na Alsácia, a massa é coberta com fatias de maçã e regada com uma mistura de ovos e creme.” Confira a receita da galette.
8. Torta de maçã verde e massa filo
Ela parece elaborada, mas é só impressão. Essa torta é bem simples de ser feita. A base é a massa filo, muito usada da doçaria do Mediterrâneo e do Oriente Médio, pincelada com manteiga e açúcar. E o recheio é de maçãs verdes cozidas numa calda de açúcar, água e um pouco de manteiga e conhaque. Sirva quente, com sorvete. Veja a receita.
9. Bônus: Strudel de maçã
Ok, strudel não é torta. Mas não dá para fazer uma lista de sobremesas icônicas com maçã sem falar desse tradicional doce alemão, feito com maçãs verdes bem ácidas e massa folhada (que você compra pronta). Aqui, preparamos uma versão mini, individual, que dá o mínimo de trabalho e ainda impressiona. Confira a receita.
/ Por Carla Peralva e Lucineia Nunes