Exótica e atrativa, a carambola é nativa do sudeste asiático, mais precisamente da Indonésia e Índia. O cultivo da carambola é bastante popular nas Américas também, sendo encontrada em muitos pomares do Brasil e República Dominicana.
A fruta pode ser consumida in natura, ou em derivados, como doces, sucos e bolos. Ao ser comida crua, com ou sem casca, pode ser cortada em pedaços que, ao depender do corte, formam as famosas estrelas.
Quando está madura, a carambola apresenta um sabor doce e agradável, perfeita para compotas e geléias. O dulçor acentuado também combina com peixes mais leves, como tilápias e merluzas.
A safra da carambola dura uma boa parte do ano, atingindo seu ápice entre janeiro e agosto. Para aproveitar os primeiros meses do ano com um arsenal novo de receitas, que tal aprender alguns pratos que levam carambola? Confira algumas ideias.
Atum com Carambola e Caju
O chef Roberto Satoru, do Ícone Asiático, traz a combinação entre atum fresco, carambola madura e caju. O prato ainda acompanha um molho refrescante à base de vinagre de arroz, açúcar e sal.
Gelatina de carambola
Refrescante e docinha na medida certa, a gelatina de carambola da Helô Bacellar é a sobremesa perfeita para dias de muito calor. Para fazer seis porções de gelatina, você vai precisar de aproximadamente oito carambolas bem maduras. Para deixar a sobremesa ainda mais charmosa, a dica é cortar a gelatina em cubinhos depois de pronta.
Carambola com calda de especiarias
Tomilho, gengibre e cravos da índia: essa combinação vai trazer ainda mais sabor para sua carambola. Essa calda agregada ao açúcar pode ser a receita perfeita para um café da manhã mais despojado.