O molho madeira tem esse nome devido ao vinho madeira, que junto ao fundo de panela de carnes, dá suculência e realça o sabor da caramelização das proteínas e pratos em que está presente.
Seu preparo pode ser explorado de maneiras criativas, com ingredientes que apontam para diferentes direções e perfis de sabor, sem perder de vista o gosto que se espera de uma boa carne com molho madeira.
Convocamos Potiguara Spíndola, professor de gastronomia do Senac São Paulo, para cumprir essa missão, compartilhando conosco três versões diferentes de carnes ao molho madeira para você reproduzir em casa nas ocasiões especiais.
Filé mignon ao molho madeira
Começando com o clássico, mas com um twist. Ao invés do risoto ou do purê de batatas, peras vão entrar como acompanhamento dessa receita, e a ideia é que se misture ao molho no prato, incorporando os seus sabores e dando um toque mais adocicado para o conjunto da obra. O molho madeira dessa versão também leva cogumelos, que deixam a receita com ainda mais umami e ótimas garfadas.
Lagarto ao molho madeira
O lagarto é uma das carnes mais utilizadas para preparar ao molho madeira, geralmente servida em filés que (idealmente) se desmancham no garfo. Essa receita traz a carne recheada com provolone e tomate seco, além de um molho madeira com bacon que resgata o defumado, equilibrado com um pouco de abacaxi em cubos. Para acompanhar, as batatas rústicas no forno foram a escolha do especialista.
Lombo suíno ao molho madeira
Outra opção é preparar um belo lombo suíno recheado com calabresa e cenoura. A carne de porco também combina bastante com molho madeira, e vale preparar os tomates confitados no forno para acompanhar esse preparo.