Reunião de família, festa de amigos, viagem em grupo em um feriadão. Independente da ocasião, quem fica encarregado de cozinhar para um grande grupo também merece se divertir e não ficar escravo das panelas. Para isso - e para, antes de tudo, ter uma refeição incrível - aqui está uma seleção de receitas do Paladar, pensadas para um encontro informal.
A ideia é apostar em um prato único que funcione como uma refeição completa - ou peça apenas acompanhamentos simples, como arroz ou uma farofa. Assim, a mesa fica farta e todo mundo aproveita a festa, inclusive o cozinheiro.
Na hora de escolher o prato, lembre de considerar o tamanho das panelas e louças disponíveis. E de levar em conta se todos os convidados terão espaço para se sentar à mesa - se não, vale considerar formas de servir que dispensem a faca: carne de panela desfiada polenta, sanduíche de pernil desfiado, ragu de legumes com risoto de limão-siciliano.
Dê preferência para preparos que podem ser feitos com antecedência e não exijam muitos passos. E nada de servir as porções empratadas; a ordem da vez é mesa posta, pratos em mãos, taça cheia, todos felizes.
+ Como calcular a quantidade de comida e bebida para uma festa
+ Manual da marinada: como dar sabor a carnes e peixes
1. Carne de panela
Esse prato da chef Janaína Rueda é feito com músculo, uma boa opção para quem está procurando um prato barato para alimentar um batalhão. Os legumes podem ser trocados pelos que estiverem em safra ou à mão. A receita foi feita com um quilo de carne, que serve em média cinco pessoas. Basta ajustar as quantidades de acordo com o tamanho do seu grupo. E, no dia seguinte, a carne desfiada rende ótimos sanduíches. Veja como fazer em casa.
2. Moqueca de peixe
Uma receita fácil, feita em uma panela só e que não exige atenção constante do cozinheiro. É perfeita para grandes grupos e almoços em tardes ensolaradas. Servida com arroz e uma farofinha, serve de 12 a 15 pessoas com tranquilidade. Confira a receita completa.
3. Pernil assado
Carne de porco é barata e fácil de fazer. Essa receita tem apenas dois passos: marinar e assar. Precisa ser pensada com antecedência, para dar tempo da carne pegar sabor e cozinhar lentamente. Mas, uma vez no forno, libera o cozinheiro para fazer os acompanhamentos. Confira a receita.
4. Frango assado com limão-siciliano e ervas
Existem alguns segredos para fazer um bom frango assado em casa, sem deixar a carne ressecada ou insossa. Aprendendo os truques, tudo fica mais fácil e a receita se torna uma mão na roda. Vai bem com salada verde, espaguete na manteiga, batatas assadas, arroz e farofa. Para calcular a quantidade, considere que um frango assado serve no máximo cinco pessoas. Aprenda a fazer em casa.
5. Estrogonofe
Um queridinho, prato para agradar multidões. Se não tiver conhaque para flambar a carne, experimente usar cachaça, funciona perfeitamente. Veja como fazer.
6. Arroz de bacalhau
“Arroz de coisa” é uma ótima ideia para grandes refeições. É um prato saboroso, que não exige acompanhamentos e rende bastante. Esse de bacalhau ganha várias camadas de sabor com a adição de bacon, linguiça toscana e brócolis. Outras opções são arroz de pernil com frutas, de galinha d’angola, de camarão e de polvo.
7. Penne alla vodca
Quer servir uma massa? A dica é escolher um molho fácil e certeiro, que possa ser feito com antecedência e só misturado à massa na hora de servir. E apostar em massas curtas, como penne, fusilli (parafuso), farfalle (gravatinha) e conchiglie (conchinha) - as de fio longo costumam grudar quando não são servidas imediatamente. Esse penne alla vodca é instigante, levemente apimentado e muito rápido de ser feito. Confira a receita completa.
8. Ragu de legumes
Uma boa dica para os vegetarianos. Esse ragu de legumes é feito com abóbora, aspargos, ervilha, cebola roxa, salsão e alho-poró. Pode ser servido com massa, risoto ou polenta. Veja como fazer.
E de sobremesa?
Para terminar bem a refeição, três apostas: ● Um doce de forno fácil de fazer, como um crumble, que você pode fazer com a fruta que estiver na estação.
● Uma calda para servir com sorvete comprado. Vale experimentar essa de chocolate com pimenta.
● Uma compota de frutas feita com antecedência, que pode ser servida com queijos. A de caju é fácil de fazer e fica incrível com queijo de coalho.
* Publicado em fevereiro de 2018 e atualizada pela última vez em setembro de 2019.