Ingredientes
Para a canjica
- 1 e ½ xícara de milho branco para canjica (250 g)
- 2 litros de água
- 4 cravos
- 1 pedaço de canela em pau
- 2 fitas largas de casca de laranja (sem a parte branca)
- ¾ de xícara e leite de coco (1 vidro de 200 ml)
- 2 xícaras de leite (480 ml)
- 1 e ½ xícara de açúcar (ou a gosto) – (225 g)
Para a laranja
- 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
- 4 fitas largas da casca de laranja sem a parte branca, que amarga
- 1/2 xícara de água (120 ml)
Preparo
- 1.Coloque o milho em uma tigela com água = e deixe repousar, fora da geladeira, por 12 horas.
- 2.Ao final desse tempo, transfira o milho com a água do molho para a panela de pressão, junte o cravo, a canela em pau, as 2 fitas de casca de laranja e cozinhe por mais ou menos 1 hora, até que o milho esteja bem macio.
- 3.Adicione o leite de coco, o leite, açúcar e, sem a tampa da pressão, cozinhe em fogo baixo por mais 30 minutos, até o leite engrossar bem e cobrir o dorso da colher, se for pra guardar a canjica e servir no dia seguinte, ou mantenha no fogo por mais 15 minutos se for servir imediatamente.
- 4.Enquanto isso, prepare as tirinhas de laranja. Para conseguir tirinhas doces e sem amargor, coloque as 4 fitas com de casca e água o bastante pra cobrir numa panelinha e aqueça. Espere ferver, descarte a água, complete com água limpa e repita o processo mais 2 vezes.
- 5.Corte as cascas em tirinhas finas e volte para a panela e volte para a panela com ½ xícara (chá) de água e o açúcar, mexa até dissolver, ferva por 5 minutos, escorra e reserve.
- 6.Na hora de servir, separe algumas tirinhas para a decoração e junte as restantes à canjica.
- 7.Se preparar na véspera, deixe a canjica na geladeira e aqueça antes de servir. Como ela encorpa muito quando esfria, com certeza será preciso juntar um pouco de água ou de leite para acertar a consistência na hora de aquecer.