PUBLICIDADE

Comida

A maior competição de queijos do mundo retorna ao Brasil em abril; veja as atrações

A etapa brasileira do Mundial do Queijo reúne produtores do Brasil e do mundo, com queijos e derivados lácteos

Sobre uma superfície escura e em frente a um fundo desfocado de madeira escura, uma seleção de queijos variados se apresenta em foco e destaque. Alguns se encontram apoiados em uma grossa tábua de madeira maciça, com facas e utensílios para servir os queijos dispostas entre as porções. Há queijos azuis, de mofo branco e outros queijos curados. Foto: Valentyn Volkov/Adobe StockFoto: Valentyn Volkov/Adobe Stock

Entre os dias 11 e 14 abril, São Paulo recebe a 3ª edição do Mundial do Queijo Brasil, que é o braço brasileiro do Mondial du Fromage, a premiação de queijos mais importante do planeta, que acontece na França a cada dois anos.

Em 2022, a etapa brasileira recebeu 150 mil pessoas, e a expectativa é de que esse número seja superado este ano. Além das premiações, o evento também conta com uma feira aberta e gratuita para o público, que contará com mais de 100 opções de queijos, bebidas e diversos produtos vindos diretamente do campo, de todos os cantos do país.

O local escolhido para a edição de 2024 foi um dos mais importantes centros econômicos da capital paulista. O Teatro B32 recebe os concursos, e a feira aberta acontece na praça em volta do reconhecido monumento da Baleia da Avenida Brigadeiro Faria Lima.

A premiação: qual o melhor queijo do mundo?

PUBLICIDADE

O Teatro B32 recebe os concursos do festival. Foto: Arnaud Sperat Czar/Revista Profissão Queijeira

A comitiva da Guilde des Fromagers, organização que promove o evento mundialmente, contará com seus jurados para o mundial no Brasil.

O júri internacional foi treinado nas mais renomadas escolas de queijistas do mundo e irá julgar mais de 2000 opções de queijos e outros produtos derivados de diversas categorias e origens. Desde que tenham certificados de origem, todos os tipos de queijos, do menor ao maior produtor, foram aceitos.

Um acordo com o Ministério da Agricultura permitiu também que produtores estrangeiros pudessem trazer seus queijos de fora do Brasil com aval da Vigilância Agropecuária Internacional do Aeroporto de Guarulhos.

Estados Unidos, França, Itália, México e Reino Unido são alguns dos países que participarão do Mundial do Queijo com produtos locais.

PUBLICIDADE

Há 4 concursos no total: o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, que estima receber 2000 produtos inscritos e é o principal do evento, o Melhor Queijeiro do Brasil, o Melhor Queijista do Brasil e o Melhor Fondue do Brasil.

O concurso principal ocorre no dia 12 de abril no Teatro B32.

Outras atividades

Além da feira aberta ao público, o Mundial do Queijo também oferece workshops e rodadas de degustação de queijos regionais disponíveis para o público, mediante inscrição no site.

As inscrições custam R$ 120 e as vagas são limitadas.

PUBLICIDADE

Onde: Teatro B32 – Praça da Baleia. Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732, São Paulo, SP. Data: 11 a 14 de abril. Site: www.mundialdoqueijodobrasil.com. Instagram: @mundialdoqueijobrasil.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE