Fazer a pizza perfeita em casa, igual às “profissionais”, feitas em restaurantes, é possível, mesmo sem ter prática. É só seguir algumas dicas e fórmulas para acertar a receita e as proporções, que você pode conferir neste especial do Paladar, que explica todas as etapas, da massa ao molho de tomate.
Acertar a massa é a parte mais importante do processo. Ela deve ficar leve, ter bordas altas e aeradas e base firme. Por isso, saber abri-la corretamente vai fazer toda a diferença - os discos precisam ficar com tamanho correto e espessura uniforme para assarem corretamente.
Confira o passo a passo de como abrir a massa e deixar os discos perfeitos no vídeo abaixo.
Como abrir massa de pizza
Primeiro, cubra a superfície que você irá apoiar a massa com sêmola de milho, para que ela não grude na bancada ou nas mãos (não use farinha de trigo, ela altera a textura da massa e irá queimar no forno). Você pode abrir a massa com as mãos ou usando um rolo.
Se for fazer com as mãos, apoie a massa na superfície e vá apertando e empurrando para fora em movimentos circulares, preservando a borda mais alta. A espessura da base precisa ficar uniforme para que ela asse por igual. Depois que ela já virou um disco (com as bordas mais altas), você pode levantar e puxar do meio para fora, girando o disco e repetindo o movimento em todos os lados. Para pizzas individuais, abra discos com 15 centímetros de diâmetro.
Se for usar o rolo de massa, faça o movimento de empurrar as extremidades alternando os lados, para que o disco fique arredondado e vire-o no meio do processo.