Estreou na última terça-feira (20) a competição The Final Table, da Netflix, em que nove grandes chefs do mundo são os julgadores de pratos preparados por 24 cozinheiros (organizados em duplas) ao longo de 10 episódios. Entre os jurados estão a brasileira Helena Rizzo, o espanhol Andoni Aduriz, o mexicano Enrique Olvera e a francesa Anne-Sophie Pic.
Já entre os competidores não há amadores, mas chefs estrelados pelo Michelin ou vencedores de prêmios em seus países.
A competição funciona em episódios temáticos, apresentando a culinária típica de nove países, como Brasil e Índia, que são a terra natal de cada um dos nove jurados. Em cada episódio, as duplas são julgadas primeiro por um trio de personalidades do país (no caso do Brasil, o jornalista Josimar Melo, a cantora Bebel Gilberto e a modelo Alessandra Ambrósio), depois numa segunda etapa apenas pelo chef jurado (aqui, Helena Rizzo).
No episódio do Brasil, o trio de personalidades escolheu a feijoada como desafio a ser reproduzido. Já na segunda parte, quando Helena Rizzo avaliou os competidores, ela deu a mandioca como ingrediente-chave para a receita a ser preparada.
Uma dupla é eliminada a cada episódio. Apenas no décimo episódio, os quatro competidores que restaram são julgados individualmente (não mais em duplas) pela mesa dos nove chefs juntos, a mesa final (the final table). A série é apresentada por Andrew Knowlton, editor da revista americana Bon Appétit.