PUBLICIDADE

Comida

Crítica: ‘Operação Cerveja’ fala sobre lembranças gustativas e históricas

Filme de Peter Farrelly parte da relação de soldados com cervejas americanas para falar sobre a memória da Guerra do Vietnã

Zac Effron é o protagonista de 'Operação Cerveja', filme exclusivo do Apple TV+. Foto: Apple TV+Foto: Apple TV+
Zac Effron é o protagonista de 'Operação Cerveja', filme exclusivo do Apple TV+ Foto: Apple TV+

Quais emoções um sabor pode trazer? Quais memórias, quais sentimentos? É a partir dessa premissa, e a importância dessa emoção, que nasce a história de Operação Cerveja, filme exclusivo do Apple TV+ que chegou ao catálogo nesta sexta-feira, 30.

Dirigido por Peter Farrelly, o cineasta por trás do oscarizado Green Book: O Guia, o longa-metragem conta a história de Chickie Donohue (Efron). Ele é um rapaz que faz algo totalmente inesperado: viajar sozinho para a linha de frente para levar, aos soldados no Vietnã, suas cervejas americanas favoritas. É a maneira que ele encontra de levar um pedacinho dos Estados Unidos para esses amigos no front, muito longe de suas casas.

Logo de cara, a premissa causa surpresa -- ainda mais por ser uma história real. Em entrevista ao Estadão, o diretor Peter Farrelly falou que essa é uma das histórias mais bizarras e imbecis que já ouviu. E foi justamente isso que o atraiu para o projeto.

Mas há algo de verdadeiro no desejo de Chickie: levar um pedacinho aos soldados por meio de sabores. Os amigos do protagonista no Vietnã podem tomar qualquer bebida que for, mas nenhuma terá a força da memória afetiva como uma cerveja que é vendida nos bares dos Estados Unidos. Por meio do sabor, Chickie leva os soldados para casa e seus lares.

PUBLICIDADE

Depois, adotando uma história típica dos filmes de Farrelly, sempre muito calcados em “roadie movies”, Operação Cerveja fala de outro resgate de memórias. Só que, desta vez, nada a ver com o sabor, mas com os efeitos da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos. 

'Operação Cerveja' e suas reflexões

Ainda que não seja uma jornada alucinante como a do capitão Benjamin L. Willard de Apocalypse Now, a história de Chickie traça uma decadência moral do herói americano, tirando todos os clichês ao redor desse tipo de personagem, que agora está livre para entender e mudar. Farrelly, enquanto isso, oferece um gole de cerveja e sugere: vamos repensar nosso passado, nossa História e aqueles conflitos que nos moldaram?

Operação Cerveja é, assim, um filme sobre lembranças. Ao falar sobre a Guerra do Vietnã, pode-se até pensar que foi um conflito que trouxe mudanças -- para alguns, até mesmo positivas. É como se fosse beber um gole de sua cerveja americana favorita e lembrar dos bons momentos automaticamente. Farrelly, porém, tenta trazer outro olhar e mostrar que, até mesmo as boas cervejas podem conter notas de amargor para além do agradável.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE