Não se trata de uma “week” nos moldes do que costuma acontecer na cidade, com restaurantes, brunch e até negroni. A 1ª Chocolate Week, organizada pela Associação Bean to Bar Brasil de 3 a 6 de maio, vai focar em palestras e oficinas com nomes que representam a nata mundial de estudos sobre chocolate produzido do cacau à barra.
Nos dias 3 e 4, a programação concentrará cursos e degustações (R$ 300 o passaporte para os dois dias) no espaço de eventos do restaurante Nambu, em Higienópolis; nos dias 5 e 6, a programação é gratuita com algumas palestras, exposição de cacauicultores e feirinha de chocolates bean to bar, estendendo-se do Nambu à Casa Bonometti, na mesma vizinhança.
Entre os destaques, haverá curso de bean to bar com Adal Balou, da indiana Cocoa Town, que faz máquinas de pequeno porte adaptadas de moagem de especiarias (dia 3, 3h de duração, acréscimo de R$ 40 ao valor do passaporte); e, no dia 4, degustação de bean to bar de várias origens guiada por Sunita de Tourreil, da Chocolate Garage, na Califórnia (às 9h30, acréscimo de R$ 40 por conta da degustação); palestra Buscando origens de cacau com Greg D’Alessandre, da prestigiosa chocolateria Dandelion, nos EUA (às 14h); e palestra Processo pós-colheita e criação de novas origens com Dan O’Doherty, consultor de fermentação, da Cacao Services, no Havaí (às 17h).LEIA MAIS:+ A Bahia faz chocolate+ Netos dos coronéis do cacau voltam às fazendas para fazer chocolate
Entre outras palestras e mesas-redondas incluídas no passaporte dos dois primeiros dias, os temas passeiam por empreendedorismo no sul da Bahia, comportamento do consumidor, genética do cacau brasileiro, surpresas da Amazônia e aspectos da torra para cada tipo de cacau, várias com integrantes da Associação Bean to Bar Brasil, criada no ano passado com produtores e chocolateiros (tree to bar e bean to bar) da Bahia e de São Paulo.
O único que fica de fora do passaporte é o curso de torra com John Nanci, da Chocolate Alchemy (chocolatealchemy.com), autoridade quando o assunto é a ciência por trás das amêndoas. Ao longo de 8 horas, ele vai abordar os protocolos de torra, com dicas sobre todo o processo de fabricação do chocolate (R$ 2.000, dia 5, das 11h às 19h, na fábrica da chocolateria Mestiço, na Vila Olímpia). As vagas, concorridas, estão a ponto de esgotar (vendas por arceliagallardo@gmail.com).
Na exposição de produtores e chocolaterias, serão 19 bancas a vender chocolate, entre elas as dos integrantes da associação - Luisa Abram, Mission (de Arcelia Gallardo), Baianí, Modaka, Raros, Mestiço, Casa Lasevicius, Var e Gallette - e outras marcas, como Cuori de Cacao, Cacau do Céu e Ibá Cacau Cru.
No dia 3, às 20h, o evento ainda vai abrigar o lançamento do livro Making Chocolate from Bean to Bar to s’More (edição americana, R$ 115 no local), de Greg D’Alessandre, sócio da Dandelion.
SERVIÇO
1ª Chocolate Week De 3 a 6 de maio Programação completa em beantobarbrasil.com.br Vendas em foodpass.com.br