Felipe Tadao se formou em gastronomia pelo Senac, mas foi durante o estágio na cozinha do D.O.M. que descobriu o interesse pela confeitaria, ao trabalhar ao lado de Diego Lozano, então chef-confeiteiro do restaurante. Dali em diante não trocou mais o açúcar pelo sal.
Porém, foi na confeitaria do Kinoshita que percebeu que havia muito a explorar na confeitaria do país de seus avós. E foi para o Japão estudar. Mergulhou na confeitaria wagashi na escola, em Fukuia.
De volta ao Brasil, resolveu aplicar o que havia aprendido por lá, mas logo começou a inventar, misturar ingredientes brasileiros aos doces tradicionais japoneses. E a brincadeira virou estilo.
+ As sobremesas ganham destaque em restaurantes japoneses
Entre suas criações estão os bolos que assa no vapor, seguindo técnica wagashi e que tem na base a pasta de feijão azuki, arroz ou tubérculos. “A técnica de assar as coisas no vapor é muito usada na doçaria wagashi porque proporciona umidade e textura ao doce”, diz.
Segundo ele, além da textura aveludada, o vapor confere uma coloração suave. Bom exemplo é o bolo branco que está no cardápio do UN, recheado com custard cream, envolto por crepes, servido com coulis de framboesa, maracujá e manga e ainda acompanhado de frutas da estação e sorbet de jabuticaba.
Suas sobremesas combinam diferentes texturas e são caracterizadas por sabores agradáveis ao paladar brasileiro – o chef privilegia ingredientes amigáveis ao gosto paulistano, que mistura com as tradicionais bases de feijão e arroz, que podem causar estranheza ao ocidental. A apresentação, impecável, é um convite a se aventurar por sabores desconhecidos.
SERVIÇO
RESTAURANTE UN Rua Padre João Manuel, 1050 - Cerqueira César Tel.: 3086-0066 Horário de funcionamento: ter. a qui. das 19h30/0h (seg. 19h30/23h, sex. e sáb. 19h30/0h30, fec. dom.)