PUBLICIDADE

Comida

Guia prático de medidas na cozinha: tudo o que você precisa saber

Aprenda a converter xícaras e colheres em gramas e mililitros e nunca mais erre preparos de receitas

A medida pode ser considerada, talvez, o pior terror para o amante da culinária, pois há sempre a discrepância entre o seu volume e o que consta na receita; ninguém cozinha com medidores. Foto: Felipe Rau/AEFoto: Felipe Rau/AE

Em uma receita culinária, são tantos mililitros, gramas, pitadas e “a gosto” que até um cozinheiro de longa data pode se confundir. O segredo para um prato sem erros são bons instrumentos de medição, como xícaras, colheres e jarras com indicador de quantidades, porque manter as proporções adequadas na receita é fundamental para que o resultado final venha como o desejado.

Para sanar suas dúvidas sobre as unidades de medidas-padrão, confira a explicação sobre cada uma delas!

Medidas-padrão de líquidos

  • 1 xícara de chá equivale a 240 ml
  • 1/2 xícara de chá equivale a 120 ml
  • 1/4 xícara de chá equivale a 60 ml
  • 1 colher de sopa equivale a 15 ml
  • 1 colher de chá equivale a 5 ml

Medidas-padrão de sólidos

PUBLICIDADE

Para sólidos, o ideal é fazer a medição em volume e não por peso, uma vez que uma folha de coentro não tem o mesmo peso que um tablete de manteiga, por exemplo. Desse modo, pesar os ingredientes não é a melhor saída, mas sim, utilizar medidores que indicam quantidade. Se o seu medidor é apenas em mls, não tema! Lembre-se que, quando o assunto é volume, 1 g equivale a 1 ml, logo, se a receita pede 240 ml, é só considerar o sólido como 240 g e dá tudo certo!

Ah, e nunca se esqueça de nivelar! Quando estiver medindo sólidos, encha o medidor e passe uma faca por cima, deixando o conteúdo rente à borda para evitar excessos.

Qual tipo de medidor comprar?

O formato dos medidores pode te ajudar no manuseio. Utensílios mais ovais são ótimos para caberem em potes e copos, por exemplo. O material também é importante. Os de inox são fáceis de limpar e duram bastante. Enquanto isso, os de plástico tendem a manchar com o uso, apesar de serem mais baratos e leves de manusear. Os de louça são mais raros de se encontrar, além de pesados e frágeis, podendo rachar facilmente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE