Quem é seguidor de longa data da influenciadora Marcella Tranchesi (@matranchesi) sabe que os bolos sempre foram a sua grande paixão. Desde que começou a produzir conteúdo para a internet há pouco mais de uma década, as receitas já eram tema de suas postagens nas redes sociais. Porém, recentemente, os bolos de Marcella ultrapassaram as fronteiras da internet e se transformaram em um delivery, que foi batizado como Doce Aquarella - os dois “éles” são uma referência da grafia do nome dela. Inaugurado no final de agosto, o delivery, que funciona em uma dark kitchen na região do Brooklin, tem como especialidade os bolos com jeitão caseiro, que ostentam coberturas generosas e chegam em casa sobre uma base redonda de madeira e acomodados em uma caixa multicolorida. “Literalmente é como receber um presente em casa”, define a influenciadora.
O cardápio enxuto da marca, disponível pela plataforma de delivery Rappi, reúne sugestões como o bolo de iogurte, de massa fofinha e delicada, e o de chocolate (no melhor estilo “bolo chocolatudo”), que recebe uma densa camada de brigadeiro cremoso por cima (R$ 145, cada). Outra pedida é o bolo de laranja (R$ 115), molhadinho e com cobertura durinha e açucarada. Em comum, os bolos, que também estão disponíveis em fatias (a partir de R$ 18, cada), são salpicados por confeitos redondinhos e coloridos. A seguir, confira o vídeo do quadro “valem o feed”, em que as repórteres Cintia Oliveira e Chris Campos provam (e dão o seu veredicto sobre) os bolos de Marcella Tranchesi:
Seja pela sua aparente simplicidade, ou pelo preço, considerado por muitos um tanto salgado para um bolo caseiro (R$ 145, fora a taxa de entrega), o fato é que a receita viralizou e se tornou um fenômeno nas redes sociais. Além de vídeos com receitas de bolo terem se multiplicado pelo Instagram, Tik Tok e afins, o engajamento também se converteu em fenômeno de vendas. O sucesso foi tanto que, nos primeiros meses de confeitaria online aberta, comprar um bolo da Doce Aquarella mais parecia uma gincana: o estoque zerava nos primeiros minutos de loja aberta. “Muita gente me chama de ‘gênia do marketing’, essa repercussão foi cem por cento orgânica”, garante a influenciadora, que ficou surpresa diante da repercussão de seu delivery de bolos.
Paixão pelos bolos
Desde a infância, a influenciadora é uma apaixonada pelos bolos e já se arriscava no preparo de algumas receitas. Tanto que, após iniciar a marca, amigos e familiares resgataram fotos dela criança (veja uma delas, abaixo), na cozinha. “Eu amava fazer bolos. Lembro que eu pegava o livro da Dona Benta, que tinha várias receitas e ia testando uma a uma”, lembra Marcella.
A habilidade com as sobremesas seguiu a influenciadora pela vida adulta. Tanto que ela sempre se encarregou do preparo dos bolos de aniversário dos amigos e familiares. Mas foi no auge da pandemia que a influenciadora resgatou o seu lado boleira. “Era um conteúdo possível de fazer e útil para quem também estava preso em casa, assim como eu”, lembra a influenciadora. Marcella perdeu as contas de quantos bolos saíram da cozinha dela naquele período. ”Quando eu ficava muito ansiosa e precisava de algo para espairecer, eu ia para a cozinha fazer um bolo. Depois, eu mandava mensagem para as amigas perguntando ‘quem quer?’”, lembra ela.
Com o tempo, as amigas de Marcella começaram a pedir e, logo, os conhecidos também manifestaram a vontade de encomendar. Daí surgiu a ideia da abrir uma marca dedicada aos bolos. “O objetivo era que os bolos fossem como se tivessem sido feitos na cozinha da minha casa e que viessem em uma caixa linda. Porque eu acredito muito no ato de presentear com um bolo, que é uma receita repleta de afeto”, lembra a influenciadora.
Às vésperas da inauguração da Doce Aquarella, Marcella só pensava no que faria com os bolos que não conseguisse vender no primeiro dia. “Eu tinha um plano. Se ninguém comprasse, no final do dia eu poderia vender bolo para as amigas, que me pediram tanto para lançar uma marca (risos)”, lembra ela. O que Marcella não podia imaginar é que, no primeiro dia, nos três primeiros minutos de loja online aberta, ela teria 183 pedidos e venderia toda a fornada do dia. “A impressora ‘cuspia’ pedidos em uma velocidade absurda. Foi um grande surto”, lembra Marcella, que viu a sua marca atingir nada menos que 25 mil pedidos nos primeiros três meses.
Próximos passos
Marcella não disfarça a felicidade de ver a sua marca bem-sucedida. Tanto que os os seus olhos chegam a brilhar quando recebe elogios de seus bolos. Aliás, a novidade mais recente da Doce Aquarella é o bolo natalino (R$ 135), que combina maçã, noz-pecã e especiarias, além de decoração temática. “Só de abrir a caixa você já sente o aroma de Natal”, promete a influenciadora.
Além de colher os frutos do sucesso, Marcella planeja os próximos passos de sua marca. Um dos sonhos dela é abrir uma loja física. “Eu quero muito, porque eu acho que no espaço físico você tem a possibilidade de conhecer melhor o cliente e proporcionar uma experiência. Mas é um passo de cada vez, porque a gente não abre mão da qualidade e do gostinho caseiro dos nossos bolos”, diz Marcella.