Ir para a cozinha para preparar sobremesas é quase sempre um desafio, em alguns casos até para os chefs mais experientes. Para dar errado é pá-pum, e é muito frustrante estragar uma simples mousse de chocolate. Portanto, qualquer promessa de doces que não têm erro, é sempre muito bem-vinda.
Larousse das Sobremesas Infalíveis, novo livro da Editora Alaúde, reúne 200 receitas açucaradas, que prometem 100% de acerto, todas bem simples e rápidas, ou seja, à prova de erros. A receita, literalmente, para o sucesso do livro é a forma como cada preparo é apresentado. Todos levam, no máximo, seis ingredientes e a preparação tem até quatro passos, que são expostos de forma ilustrativa, clara e sem firulas, com fotos dos ingredientes e o passo a passo simplificado.
E se engana quem pensa que a seleção fica apenas entre biscoitos amanteigados e bolos simples: o sumário reúne desde clássicos, como tiramisù, cheesecake e brownies, até receitas mais sofisticadas, que normalmente podem parecer bem intimidadoras, como profiteroles de chocolate e cremè brûlée.
Também há pequenos truques, é claro, mas sem perder o bom senso. No caso do mil-folhas, por exemplo, a receita pede folhas prontas de massa filo. A lista inclui um capítulo inteiro para tortas e outro para sobremesas geladas, com sorvete de flocos e um semifreddo de café.
Não é um livro para confeiteiros ambiciosos e nem vai ensinar mil e um truques na arte de confeitar, mas um é bom exemplar para se ter na cozinha de casa e que vai ajudar a alimentar o seu ego confeiteiro.
LAROUSSE DAS SOBREMESAS INFALÍVEIS
Editora: Alaúde (426 págs., R$ 169,90)