Molho bechamel é um molho base da gastronomia que leva leite, manteiga, farinha e temperos. Segundo Fellipe Zanuto, chef do Hospedaria e da A Pizza da Mooca, o molho é uma ótima pedida para massas e pizzas, e costuma ser usado pelos italianos bem gelado para fazer bolinhos fritos.
Confira abaixo dicas do chef e um passo a passo completo para fazer o molho bechamel sem erros!
Qual é o segredo para o bechamel perfeito?
Segundo Zanuto, o ponto-chave para um bom bechamel é utilizar bons ingredientes. “O molho bechamel já é um grande desafio por si só, logo a minha dica é seguir os processos direitinho, para que saia perfeito”. Além de respeitar os processos à risca, o segredo é peneirar bem a farinha e ferver o leite antes de adicioná-lo ao preparo.
Qual é a diferença entre molho branco e molho bechamel?
De acordo com Cristine Maccarone, docente do curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, o molho bechamel é um tipo de molho branco, mas ele se diferencia dos demais devido à presença de uma mistura de farinha e manteiga em proporções iguais chamada “roux”.
Para ser chamado de bechamel, o preparo do molho deve ser feito com leite e temperado com sal e noz moscada. Outras receitas de molho branco, por vezes, pedem o uso de água. “Há ainda molhos brancos à base de creme de leite e manteiga que são levados ao fogo até reduzir e atingir a consistência de molho”, conclui a docente.
Outros tipos de molho
Como fazer o roux?
Agora que você já sabe o que é roux, Fellipe Zanuto dá dicas de como fazê-lo: “é preciso ter paciência para cozinhar bem a farinha nesse processo, evitando que ela fique crua. Esse preparo adiciona aroma ao molho também. Para não empelotar, aqui vai uma dica de ouro: caso o roux esteja quente, utilize leite frio, caso a mistura esteja fria, coloque leite quente”.
Veja a receita completa do roux aqui.
Pode guardar molho bechamel na geladeira?
Um grande desafio para o armazenamento do molho bechamel é a formação de uma película fina em cima do preparo que pode se formar após um tempo na geladeira. Para evitar isso, o segredo é colocá-lo em uma tigela ou pote e cobrir com plástico filme direto sobre o molho.
O molho bechamel clássico
Em apenas quatro passos, o molho bechamel fica pronto. São três ingredientes e três temperos a gosto: manteiga, farinha de trigo, leite, sal, pimenta-do-reino branca e noz-moscada.
Para saber se está no ponto certo, Zanutto sugere o teste do dedo: “basta colocar uma colher no molho e passar o dedo na parte de trás dela, se ficar uma marca sem molho depois que passou o dedo, está pronto”.
Confira a receita de molho bechamel simples.
Testando as dicas na prática
Agora que você já sabe fazer o molho bechamel perfeito, confira receitas com ele para se deliciar à mesa.
Pizza de carbonara
Com massa de pizza artesanal, esta receita tem recheio bem cremoso que leva apenas seis ingredientes, entre eles queijo, pancetta, ovo e, claro, molho bechamel substituindo o molho de tomate tradicional das pizzas.
Croque madame
Esta versão de croque monsieur com um ovo frito por cima é um misto quente regado a molho bechamel e coberto por bastante queijo gruyère. Uma refeição completa com uma receita fácil, rápida e prática para o dia a dia.
Bacalhau com molho bechamel
Uma receita simples que rende duas porções e é perfeita para quem adora um bom peixe. Com bacalhau em lascas, batatas e molho bechamel é um prato delicioso e sofisticado na medida certa.