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‘O consumidor tem buscado bem mais do que um produto’, diz diretor da Barilla

Maurizio Scarpa, diretor geral da Barilla no Brasil, conversou sobre os desafios do mercado de massas e os próximos passos da empresa e do setor

Maurizio Scarpa, diretor geral da Barilla no Brasil. Foto: ADILSON MORALEZFoto: ADILSON MORALEZ

Uma das principais marcas de massas do mundo, a Barilla está completando 25 anos de presença no Brasil. Desde sua chegada, em 1998, a empresa foi pioneira na introdução do grano duro no mercado brasileiro e apostando em um portfólio com massas integrais, com ovos, sem glúten e para food service. No último ano, a empresa cresceu 18% em volume e 15% em faturamento e, no Brasil, oferece 54 produtos, distribuídos entre várias linhas.

Maurizio Scarpa, diretor geral da Barilla no Brasil, foi quem participou do Paladar Convida. Ele tem uma trajetória profissional que começou na C&A e se expandiu internacionalmente na Procter and Gamble, onde atuou em Porto Rico, Argentina e Brasil. Em 2000, ingressou na Barilla como gerente nacional de vendas e, em 2004, assumiu a diretoria geral da empresa no País. Sob sua liderança, a Barilla se transformou e ganhou ainda mais espaço.

Confira, a seguir, o bate-papo com Maurizio. Paladar Convida quer compreender caminhos do mercado de comida, bebida e gastronomia com os principais chefs e executivos do setor. Para melhor compreender o cenário, fazemos as mesmas perguntas a todos os convidados.

Quais os principais desafios que existem, hoje, no mercado de massas? Como superar isso?

Para nós, acredito que ampliar o conhecimento das massas feitas com trigo grano duro ainda seja o maior desafio, e também a maior oportunidade. O brasileiro conhece mais as massas de trigo tenro, pois esse é o tipo de trigo mais encontrado no Brasil, o oposto do trigo grano duro, historicamente não cultivado em larga escala em solos brasileiros. Ao longo dos nossos 25 anos no Brasil, já mostramos a milhares de brasileiros a qualidade superior de sabor e textura das massas de grano duro, e continuaremos nosso trabalho, sempre fortalecendo o valor da marca.

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Hoje, o que faz a diferença no setor? Como se destacar? Qual dica daria para quem está começando?

O consumidor tem buscado bem mais que um produto. Hoje, ele quer uma massa com sabor e qualidade, [quer saber] a origem dos ingredientes utilizados ou quem são os trabalhadores por trás de cada caixinha de macarrão. Mais do que comprar um produto, o consumidor compra valores aos quais se identifica. Assim, buscamos sempre oferecer o melhor aos nossos consumidores.

Escritório da Barilla no Brasil Foto: BETINHO ALVARES

Em comparação com outros mercados globais, como o Brasil está posicionado no setor de massas? O que falta para ganhar mais força por aqui?

O Brasil é o quarto maior consumidor de massas do mundo. Durante o ano, cada pessoa consome em média 6.2kg de macarrão. A China consome cerca de 26kg, Itália consome 23kg e os Estados Unidos consomem 8kg. Massas são amadas e consumidas em 99% dos domicílios. Entretanto, a frequência de consumo é de uma ou duas vezes por semana. Muito porque o brasileiro desconhece as diversas receitas com massa e como agregar mais valor nutricional a elas, ampliando desta forma a frequência do consumo. A Barilla entende essa necessidade e oportunidade, e oferece um amplo portfólio de massas e desenvolve diversas receitas para contribuir com um cardápio mais diverso, inclusivo, reunindo amigos e familiares ao redor da mesa.

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Como vê a chegada da inovação no setor de massas? Há receptividade? O que vocês fazem aí na Barilla neste sentido?

As massas da caixinha azul são feitas com dois ingredientes: trigo grano duro e água. Parece simples, a mistura e secagem de dois ingredientes. Mas, por trás, existe um grande know how de 145 anos, com altos investimentos em inovação e tecnologia, treinamento, busca por novos ingredientes, cadeia produtiva, sustentabilidade, responsabilidade social, enfim, tudo para oferecer a melhor experiência em massas e molhos aos nossos consumidores, de forma justa e responsável.

Como vê a Barilla daqui a cinco, dez, quinze anos? Como acredita que ela vai se transformar para se adequar às novas gerações?

Trabalhamos com muita dedicação para fortalecer a nossa marca nos lares brasileiros, como referência de qualidade e sabor, um ícone italiano da gastronomia no Brasil, uma marca moderna e inovadora. Com isso, estaremos sempre próximos e atentos às necessidades dos consumidores, sendo o grande impulsionador de novas soluções no mercado brasileiro. Esperamos retomar a liderança na categoria de massas secas, ampliando o acesso da marca, em todos os pontos de contato, como nos domicílios, restaurantes, varejos, e-commerce, delivery, experiências, enfim.

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