Com a Páscoa já batendo à porta, o tema chocolate está dando o que falar. Por isso, trazemos algumas curiosidades sobre esse ingrediente que é queridinho de muita gente e que está presente em todas as épocas do ano.
A origem do chocolate
Segundo Taila Cerqueira, professora de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, os Maias já consumiam o chocolate como uma bebida afrodisíaca. Em uma expedição, um explorador espanhol encontrou o chocolate e levou para a Europa, onde ganhou outra cara e sabor. “Por ser considerado muito amargo, os europeus adicionaram mel e leite a esse chocolate, transformando-o no que conhecemos hoje”.
Chocolate bom tem que ter manteiga de cacau
Nos mercados, nem sempre o que está sendo vendido como chocolate é, de fato, um bom produto. No caso dos chocolates considerados cobertura (os famosos fracionados), a gordura hidrogenada entra no lugar da manteiga de cacau na sua produção.
De acordo a docente, os chamados “chocolates nobres” são aqueles compostos por manteiga de cacau, açúcar e massa de cacau, eventualmente, podendo ser acrescidos de leite em pó, baunilha, entre outros. Portanto, chocolate bom é aquele com manteiga de cacau na lista de ingredientes.
Chocolate branco é sim chocolate!
Muitos acreditam que o chocolate branco não é chocolate, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o considera sim chocolate de verdade. As normas são claras: para ser chocolate, a amostra “deve ser constituída de, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau”, que incluem a manteiga de cacau (matéria-prima dos chocolates brancos), bem como a massa de cacau.
Como fazer ovo de Páscoa em casa?

Especialistas em chocolate e doces dão dicas de como fazer ovo de Páscoa caseiro à prova de erros. Veja a matéria completa.