Nos últimos dias, São Paulo registrou recordes históricos de calor. Em muitas cidades, incluindo a capital, o dia mais quente deve ser nesta quinta-feira (16). Segundo os meteorologistas da Climatempo, a previsão é a de que a máxima na capital chegue a 38°C. Com a chegada desse calorão todo, devemos nos atentar às formas de hidratação e cuidado da saúde. Isso porque as altas temperaturas afetam a imunidade e a saúde de um modo geral.
De acordo com Thaís Barca, nutricionista funcional e esportiva da CliNutri, os líquidos mais indicados para o calor, além da própria água, são os sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas.
Ainda bem que em Paladar o que não faltam são excelentes dicas e opções deliciosas para hidratação. O teste de suco de uva integral e da água de coco deram o que falar nas redes sociais. Clique aqui e confira como escolher os melhores sucos e águas de coco para garantir uma boa bebidinha durante o calorão que vem por aí.
Thaís Barca conta também que as vitaminas são ótimas para ajudar na quantidade de líquidos necessários para manter a hidratação ‘’Devido à presença de água e minerais nas frutas, a ingestão de vitaminas ajuda no equilíbrio de eletrólitos, elementos que são perdidos na transpiração’', explica Thaís.
Quando servidas geladas, as vitaminas também ajudam bastante na sensação de frescor, o que torna a bebida mais agradável nos dias quentes, estimulando as pessoas a se manterem bem hidratadas e alimentadas. Se você está derretendo de calor e quer preparar alguma bebida refrescante, os smoothies são ótimas opções. Clique aqui e confira mais de cinco receitas deliciosas de vitaminas.
E as bebidas alcoólicas? Caem bem durante o calorão? Para a nutricionista, nem tanto. “Bebidas alcoólicas não são indicadas para hidratação em dias de muito calor. A maioria delas são consumidas geladas, o que gera a falsa sensação de hidratação e frescor”, conta a nutricionista.
Por outro lado, Thaís reconhece que a cervejinha é quase indispensável em dias de muito calor. Por isso, fica o aviso: se for beber, tente manter em uma a duas doses, sempre intercalando com uma garrafinha de água.
Falando ainda em cerveja, que tal conferir qual é a melhor cerveja puro malte do mercado? Ou ainda, se não beber álcool, veja qual a melhor cerveja sem álcool do mercado. Basta clicar aqui e conferir o resultado da degustação.
Para os que estão buscando opções mais leves e refrescantes, lá vão algumas dicas:
Salada verão
Uma saladinha refrescante à base de peito de peru, tomate-cereja e manga. O frescor desse prato é tão prazeroso quanto a junção dos ingredientes. Confira aqui como preparar.
Ceviche de pescado
O ceviche de pescado é uma receita maravilhosa para quem está buscando um sabor suave e muito agradável. O prato, que é típico do Peru, é muito refrescante e simples de preparar. O ceviche de pescado ainda acompanha um caldo feito de gengibre, limão e pimenta dedo-de-moça. Confira o passo a passo dessa receita do chef Edgard Villar, do Rinconcito Peruano.
Sanduíche de peru e abacate
Essa receita de sanduíche de peru e abacate da chef Cris Muratori, do Bake and Cake Gourmet, é ideal para quem deseja um lanche rápido, fácil de preparar e muito refrescante.
Seguindo essas dicas, você ficará mais hidratado e ainda poderá saborear deliciosas receitas refrescantes. Clique nos links e explore esses pratos deliciosos.