PUBLICIDADE

Como fazer macaron na escola de gastronomia mais famosa do mundo

Um dia de cozinhaterapia na sede paulistana da Le Cordon Bleu

Macarons com merengue suíço recheados com ganache de chocolate amargo. Foto: Chris CamposFoto: Chris Campos

A confeitaria tem regras bem claras. A primeira delas: nunca inventar moda. As receitas são exatas. O preparo exige precisão. Em uma cozinha profissional então... Não dá para bobear. Na aula sobre como preparar macarons, na sede paulistana da escola mais famosa do mundo, a Le Cordon Bleu, os pré-requisitos para a receita dar certo ficam bem claros.

São quase seis horas de intensivão sobre o preparo do docinho francês que parece muito simples à primeira vista, mas que requer técnicas específicas para não desandar. Na aula teórica, a professora Juliete Soulé ensinou três receitas de macaron: com merengue suíço, com merengue italiano e com merengue francês. Sim, são três receitas clássicas para o preparo do doce. Também aprendemos o preparo da ganache para o recheio, que pode ser feito com frutas ou chocolate meio amargo.

Depois da teoria, a prática na cozinha da escola. Ali descobrimos que para conquistar pares perfeitos, crocantes por fora, recheio na medida certa e colorido sem exageros, é preciso treino. A massa é dura de trabalhar até o ponto de fita, considerado o ideal (no vídeo você confere exatamente como é esse ponto). É preciso cuidado no assar, no desenformar, no rechear...

Mesmo amando fazer doces e com certa experiência na cozinha, “apanhei” em algumas etapas do processo. No final, deu tudo certo! No vídeo eu te conto mais sobre a experiência. Colocar a mão na massa é uma aventura e as surpresas fazem parte do aprendizado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE