Após as festas de fim de ano, a ressaca pode ser uma realidade para muitas pessoas. Depois dos excessos com a bebida, o corpo começa dar vários sinais de que você está passando por uma ressaca, como dor de cabeça ou fadiga. Mas para lhe ajudar a se recuperar e começar o novo ano bem, conversamos com a nutricionista Dra. Thaís Barca, da Clínica CliNutri, para entender melhor o que é a ressaca, o que ela faz com o nosso organismo e os alimentos que devemos ingerir para ajudar a amenizar os sintomas. Além disso, ela também nos passou receitas incríveis que vão fazer você se sentir muito melhor. Confira o que ela disse a seguir:
O que é ressaca?
A ressaca é um conjunto de sintomas que ocorre após o consumo excessivo de álcool. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, náuseas, fadiga, desidratação, sensibilidade à luz e ao som, e mal-estar geral. Esses efeitos ocorrem devido à desidratação, ao efeito tóxico do álcool no organismo e à alteração do equilíbrio químico no cérebro.
O que comer para aliviar a ressaca?
Para aliviar a ressaca, recomenda-se consumir alimentos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes, verduras, carne branca ou ovos, suco natural de frutas e chás.
O que beber para sair da ressaca?
Para aliviar a ressaca, o recomendado é manter uma boa hidratação associada ao descanso. Chá, suco natural de frutas, água de coco e isotônicos são bem-vindos.
O que não comer quando está de ressaca?
Evite alimentos de difícil digestão, como alimentos mais gordurosos, ultraprocessados e embutidos, como comida congelada, sorvete, pizza, fast food em geral, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, mortadela, salame, linguiça e outros alimentos ricos em corantes, aromatizantes e conservantes. Esses alimentos demandam mais do estômago, intestino e fígado, que já estão sobrecarregados com o excesso de álcool da noite anterior.
O que comer no dia seguinte da ressaca?
O ideal é manter uma alimentação leve e de fácil digestão para garantir que o fígado, o cérebro e os músculos se recuperem bem dos excessos. Recomenda-se comer frutas, legumes, verduras, carne branca ou ovos, suco natural de frutas.
Qual fruta é boa para a ressaca?
De um modo geral, frutas são indicadas para ajudar o corpo a se recuperar do consumo excessivo de álcool, porém frutas mais ricas em água, além dos benefícios das vitaminas e minerais presentes, também auxiliam na hidratação. Caso você não tenha restrições prévias, melancia, melão, abacaxi, laranja, mexerica tendem a ser boas opções.
Qual suco é bom para a ressaca?
Sucos feitos com frutas cítricas ou frutas vermelhas são muito bem-vindos. Se levarem água de coco, conhecida como um isotônico natural, por ser uma excelente fonte de eletrólitos, como potássio, melhor ainda, pois ela ajuda na reidratação. O álcool desidrata o corpo, e a reposição de eletrólitos pode ajudar a restaurar o equilíbrio, aliviando sintomas como fadiga e cãibras.
As frutas cítricas são ricas em vitamina C e contêm antioxidantes que ajudam a combater a inflamação e os radicais livres causados pelo álcool. Além disso, o suco de laranja é refrescante e ajuda a reidratar o corpo, o que é essencial após um período de consumo excessivo de álcool.
Frutas vermelhas, como morango, framboesa, açaí e mirtilo, são ricas em antioxidantes, especialmente vitamina C e antocianinas. Esses compostos ajudam a combater a inflamação e os radicais livres gerados pelo consumo exagerado de álcool, que podem contribuir para o mal-estar.
Receita para ajudar a aliviar a ressaca
Como a Dra. Thaís Barca deixou bem claro, as frutas são aliadas muito valiosas na luta contra a ressaca, além de serem super práticas de consumir. Confira duas receitas simples de suco, o primeiro feito com laranja cenoura e gengibre e o segundo com mamão, maçã, morango e açafrão. Duas combinações poderosas que podem te ajudar a ficar novinho em folha.