Clubes de vinho: para quem precisa
Beber vinho é (quase) sempre um prazer. Escolher e comprar vinho, porém, muitas vezes vira um problema de escolha, logística e preço.
Tem gente que curte garimpar as prateleiras físicas e virtuais, namorar o contrarrótulo, conversar com os atendentes e sair feliz da vida carregando uma ou mais garrafas embaixo do braço.
Tem gente que não tem tempo nem interesse e muito menos repertório para isso, mas também deseja ter bons vinhos em casa.
Há ainda aqueles que estão se iniciando neste mundo e buscam orientação, querem ser levados pela mão em sua decisão de compra.
Clubes de vinho
Uma opção que vem se diversificando no mercado para atender a demanda destes consumidores que não têm tempo ou buscam orientação são as assinaturas em clubes de vinho. Dos mais variados tipos, especializados ou genéricos, eles oferecem: curadoria (eu escolho por você), logística (eu entrego na sua casa) e preço (eu dou desconto).
Para todos estes os casos o preço é sempre um atrativo por ser um fator importante. Afinal o bolso não aceita desaforo de ninguém. Não é à toa que nosso Guia dos Vinhos tem como espinha dorsal a organização dos rótulos por faixa de preço.
O funcionamento dos clubes de vinho segue uma mesma lógica. Oferecem planos de assinaturas que vão de rótulos de entrada até os mais sofisticados, com a respectiva variação de preço. Ou mesmo pacotes temáticos, como brancos, tintos, por país ou até por quantidade. E aí, escolhido o pacote, mensalmente uma seleção diferente de vinhos é entregue na casa do cliente.
Vale a pena?
Toda troca comercial só faz sentido se for um modelo ganha-ganha. Para as empresas, na teoria, é fundamental agradar seus assinantes cumprindo o contratado: vinhos que entreguem a qualidade, a experiência, a diversidade, o desconto, se já lá o que for, prometidos. O objetivo é, claro, ganhar dinheiro e criar fidelização da clientela, além de alimentar um banco de dados das preferências de compra dos assinantes.
Para isso oferecem melhores preços, entrega domiciliar, e em alguns casos alguns penduricalhos como brindes, revistas e até descontos exclusivos em compras nas lojas físicas e e-commerce. Na base do fica aqui comigo esta noite e não se arrependerás.
Já o consumidor que decidir por um pacote em um clube de vinho precisa colocar na balança se a qualidade dos vinhos é boa, se cumpre o prometido ou se estão desovando estoque (a curadoria), se a entrega corresponde ao combinado, é pontual e sem danos aos produtos (logística) e se o preço de fato vale a pena (desconto). Também é importante avaliar se aquele plano é o que melhor que se adapta ao seu tipo de consumo, gosto e capacidade financeira.
Um clube de vinhos para chamar de seu. Ou não
Um aforismo clássico do ator e humorista americano Groucho Marx sustenta: "Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio”. Pode servir como argumento para o consumidor que prefere garimpar os rótulos a participar de um clube de vinhos. Já para aqueles em que uma assinatura deste serviço resolve um problema há no mercado opções que podem melhor se encaixar no gosto e necessidade de cada um.
Clube Wine
A gigante do e-commerce de vinhos criou um clube onde mensalmente dois rótulos de todo o mundo são selecionados por seus especialistas, chamados aqui de wine hunters. As seis categorias disponíveis são chamadas de wine box e variam de rótulos para iniciantes, para aqueles que já bebem vinho ou mesmo segmentadas para brancos, rosés e espumantes.
O que mais inclui: revista, conta-gotas, descontos de 15% em vinhos do catálogo do e-commerce e sistema de cash back
Indicado: para públicos variados e para quem busca planos com opções variadas
Evino Clube
Outra gigante do e-commerce, pertencente ao grupo Vissimo. Conhecida por uma prática agressiva de desconto, oferece assinaturas que oferecem kits de vinho que buscam atrair o consumidor pelo preço e pela quantidade. Os kits variam de duas a seis garrafas por assinatura mensal.
O que mais inclui: 15% em vinhos do catálogo do e-commerce com frete grátis e revista para os planos Red e Black
Indicado: para quem está iniciando no mundo dos vinhos
Confraria Grand Cru
Também parte do grupo Víssimo, a tradicional importadora mantém com este clube um relacionamento mais próximo com seu consumidor de lojas físicas e e-commerce. São cinco pacotes sempre incluindo três garrafas diferentes por mês com rótulos que começam naqueles apropriados para o dia-a-dia até os especialmente selecionados do portfólio da importadora.
O que mais inclui: 2 fretes grátis por mês em compras na Grand Cru e na Evino, revista, conta-gotas, 15% de desconto na compra nas lojas e e-commerce e rolha livre em alguns restaurantes.
Indicado: para clientes acostumados ao catálogo da Grand Cru
Clube Adega
A revista especializada em vinho Adega montou um clube onde oferece uma grande variedade de categorias de assinaturas - são onze - que podem ser alteradas a qualquer momento. Vão desde os vinhos mais simples, duas ou três garrafas por mês, até os mais sofisticados e caros. O diferencial são os rótulos de várias importadoras.
O que mais inclui: edição impressa da revista Adega, Guias de Vinho Adega e descontos de até 25% em vinhos selecionados pela Adega Online
Indicado: para quem busca diversificar com rótulos de várias importadoras
Pão de Acúcar - Viva Vinhos
O Grupo Pão de Açúcar oferece uma assinatura mensal de seu clube em quatros categorias com níveis distintos de rótulos: tintos, brancos e rosés e com opção de duas, quatro ou seis garrafas mensais. A seleção de vinhos é feita por especialistas da casa. É preciso se cadastrar no programa Cliente Mais para assinar o serviço.
O que mais inclui: descontos exclusivos em compras no Pão de Açúcar pelo app, fichas e informações para melhor aproveitar os vinhos selecionados.
Indicado: para clientes com bom relacionamento com o Pão de Açúcar
Le Club – Chez France
A importadora especializada em vinhos do velho mundo Chez France adquiriu, há um ano, a carteira do pioneiro clube de vinhos Sociedade da Mesa e juntou ao seu serviço. São cinco planos com opções de 2, 4 e até 6 garrafas mensais, na sua maioria de apelações e regiões francesas e de importação exclusiva, selecionadas pelo proprietário Philippe Ormancey.
O que mais inclui: Ficha técnica dos vinhos, revista Chez France, 10% de desconto na compra de vinhos do catálogo importadora
Indicado: para quem curte vinhos do velho mundo, em especial os franceses, e busca ampliar conhecimento nas principais e mais famosas regiões deste país.
Le Club de la Croix
A importadora de Geoffroy de la Croix focada em produções artesanais, orgânicas, biodinâmicas e naturais criou um cube para seu público. São cinco modelos de assinatura que variam de 2, 4, 6 garrafas mensais, com opção segmentada apenas de vinhos tintos e até uma assinatura de vinhos surpresa.
O que mais inclui: descontos de 10 a 15% sobre vinhos da assinatura, fichas técnicas e receitas de harmonizações, eventos mensais exclusivos.
Indicado: para os amantes dos vinhos artesanais, orgânicos, biodinâmicos e naturais
WeinClub
Outro clube de vinhos especializado, aqui em vinícolas da Alemanha importados pela Weinkeller e selecionados pela especialista em vinhos alemães, Vivien Kelber. São dois planos de assinaturas anuais, um mais básico, para conhecer os vinhos alemães e outro com rótulos mais especiais, como Premier Cru. São entregues duas garrafas por bimestre, totalizando 12 entregas anuais.
O que mais inclui: 6 kits anuais de produtos Chef Tobias
Indicado: para quem deseja explorar o universo dos rótulos alemães
Winet Club
Autodenominado um clube de vinhos sem frescura, o Winet Club oferece quatro opções de assinatura, de duas a quatro garrafas mensais, do iniciante até o master. A seleção de rótulos, de várias importadoras, é feita por Déco Rossi, autor do blog EnoDeco e especialista formado pelo instituto inglês Wine&Spirits Education Trust (Wset).
O que mais inclui: descontos em cursos, degustações e eventos realizados pela Winet
Indicado: para quem busca uma seleção criteriosa e confiável de rótulos.