Reciclar, o destino das 597 garrafas de vinho degustadas
Exatos 3 metros quadrados. Essa é a área que as 597 garrafas de vinho abertas e degustadas para o Guia dos Vinhos ocuparam, quando colocadas lado a lado. Se a foto já impressiona, o que dizer do seu impacto para o meio ambiente? Por isso, todas essas garrafas foram encaminhas para a reciclagem. O trabalho coube à Cooper Vira Lata, cooperativa criada em 1998, em São Paulo, com o objetivo de combater o desemprego com um projeto de gerasse trabalho e renda e ajudasse na preservação do meio-ambiente.
O projeto, que nasceu no bairro da Bela Vista, cresceu e atualmente realiza trabalhos de educação ambiental, coleta seletiva, triagem, comercialização e destinação final dos resíduos sólidos, o que faz com que estes materiais retornam à cadeia produtiva. No caso das garrafas descartadas pelo Guia, foram necessários cinco tambores para retirá-la no local da degustação e levá-las até a cooperativa.
“Por ano, conseguimos dar a destinação correta para mais de 1.200 toneladas de vidro. Este ano, já foram 800 toneladas de vidro”, conta a cooperada Alenice Abrantes da Silva. Desde o início, já foram reciclados 11.062.858 quilos de vidro. O destino do vidro tem duas frentes: a segurança alimentar e a destinação correta da embalagem. A cooperativa explica que, ao realizar a descaracterização das embalagens e enviá-las novamente para a indústria, evita-se sua utilização para a falsificação de bebidas e de gêneros alimentícios.
Igor Bastos Carvalho e Kauan Barone Passos, os cooperados que retiram as garrafas (na foto de abertura), contam que os restaurantes, bares e condomínios são os principais clientes no descarte de garrafas de vinho. A Vira Lata também tem uma parceria com o programa "Glass is Good", da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), que ajuda a custear as coletas de vidro. Além das garrafas, a cooperativa trabalha com a reciclagem de outros materiais, como papelão, plástico e alumínio.
- Para maiores informações: vira-lata.org.br