Lasanha é uma receita tipicamente italiana que marca presença em almoços familiares e outras datas especiais. Suas camadas, que se revezam entre massa e molho na versão tradicional, derretem no paladar e trazem, muitas vezes, uma memória afetiva de ‘receita de vovó’.
Essas são algumas características básicas de uma boa lasanha. Seja em uma versão tradicional ou mais elaborada, fato é que dicas para acertar nos detalhes desse preparo são bem-vindas. Confira algumas abaixo reunidas por Paladar.
Qual massa é melhor para lasanha?
A melhor massa para fazer a lasanha é a massa fresca, que tem uma textura delicada e pode ser pré-cozida rapidamente, diferente da massa seca.
E se usar a massa seca?
A massa seca não deixa de ser uma opção. Caso você a selecione, procure adicionar mais molho entre as camadas da receita, ajudando no processo de cozimento.
Como montar a lasanha?
Embora as camadas dessa receita pareçam simples, elas carregam uma ordem: molho, massa, recheio e queijo. Você pode finalizar apenas com massa e queijo, garantindo um toque gratinado.
Tem proporção certa de montagem?
Sim! A lasanha perfeita tem tudo milimetricamente calculado, inclusive a proporção entre as camadas. Essa etapa deve levar dois milímetros de massa e um centímetro de recheio, para uma fatia de mussarela de três milímetros.
Para que serve papel alumínio na lasanha?
O papel alumínio pode contribuir para que a lasanha aqueça de maneira uniforme. No entanto, alguns especialistas acreditam que sim, o utensílio deve ser utilizado pelo menos nos primeiros minutos de forno, enquanto outros defendem que, equilibrar a temperatura e o vapor, é o suficiente. Aí, vai de cada um.
Como não deixar a lasanha desmanchar?
As camadas da lasanha podem se desfazer, deixando de entregar um conjunto completo. Para evitar isso, a dica é deixá-la descansando até 10 minutos. A receita que foi preparada um dia antes, então, deve ser cortada depois de fria e aquecida em seguida.