ESPECIAL PALADAR

Conheça os melhores ovos de Páscoa de 2023

Veja como se saíram os 50 ovos de chocolate que participaram da 18ª megadegustação do ‘Paladar’

Publicidade

É chegada a época mais esperada do ano: a megadegustação de ovos de Páscoa do Paladar retorna em sua 18ª edição para eleger os melhores ovos de Páscoa de 2023.Após garimpar o que confeitarias, marcas de chocolate artesanal e representantes da grande indústria tinham para oferecer nesta temporada, a equipe do caderno selecionou um total de 50 ovos para serem testados às cegas por um júri de peso.Os ovos de chocolate foram divididos em dez categorias: “ao leite”, “intenso”, “crocante”, “casca recheada”, “frutas”, “castanhas” e “mercado”, além dos destaques do ano: “brasilidade”, que engloba receitas com ingredientes tipicamente brasileiros, “vegano”, com opções livres de qualquer ingrediente de origem animal, e “branco”, cujos ovos, nas edições anteriores da degustação, sequer eram considerados - por puro preconceito. “Chocolate branco nem é chocolate”, dizíamos. Hoje, o que se vê são marcas artesanais - bean-to-bar, inclusive - que produzem o próprio (e ótimo!) chocolate branco.Antes de sair para comprar o seu ovo de Páscoa, confira os dez campeões - um para cada categoria -, além da avaliação dos jurados quanto a aparência, o aroma, a textura e, claro, o sabor das outras 40 amostras, apresentadas em ordem alfabética.E a gente ainda tem mais dicas para você:Veja onde comprar os melhores ovos de Páscoa até R$ 145 e saiba o que especialistas recomendam: comprar ovo de Páscoa antecipado ou na véspera, o que sai mais barato?

Jurados

Fábio Bruno@opadeiroprofessor

Professor do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria, é responsável pelo desenvolvimento de novos cursos, produtos e treinamentos. “Essa foi a primeira degustação que participei com tantas amostras, geralmente são no máximo 20. Foi muito enriquecedor.”

Gabrielli Menezes@gabriellism

Jornalista especializada em gastronomia, soma passagens por UOL e Veja São Paulo. Atuou como crítica de restaurantes e comidinhas e, portanto, está para lá de acostumada a consumir quantidades impensáveis de comida - como, por exemplo, 50 ovos de Páscoa numa só tacada.

Joana Pellerano@joanapellerano

É comunicóloga, antropóloga, professora e pesquisadora da área de alimentação, além de ser co-autora do site de divulgação científica Comida na Cabeça. Quando recebeu o convite para participar da degustação de ovos de Páscoa, respondeu sem pestanejar: “Falou em chocolate, já topei”.

Nani Mantovani@addolcire

Confeiteira de mão cheia - com especialização na Chocolate Academy da Barry Callebaut -, já foi culinarista na Editora Panelinha, além de empreender na própria doceria. Hoje, está à frente da escola de confeitaria Addolcire, onde ensina, entre outras lições, a fazer belos ovos de Páscoa.

Wilson Fernandes@cf_wilsonfernandes

Professor de Pâtisserie na Le Cordon Bleu, em São Paulo, recentemente, mostrou a que veio no Que Seja Doce, programa de competição culinária do GNT, de onde saiu vencedor.

Bastidores