Ingredientes
- 7 xícaras de leite
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 e ½ xícara de farinha de milho grossa para polenta
- 3 dentes de alho sem casca (2 inteiros e um picado)
- Ervas aromáticas frescas a gosto (usei 2 ramos de salsinha, 2 ramos de tomilho, 2 ramos de alecrim, 2 ramos de sálvia)
- 5 ou 6 grãos inteiros de pimenta do reino (se não tiver, use um pouco de pimenta moída)
- 100g de manteiga
- ½ pote de requeijão cremoso (ou outro queijo cremoso)
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
- 1 lata de tomate pelado
- 4 colheres (sopa) de azeite
Para as polpetinhas
- 250g de carne moída (de preferência miolo de alcatra)
- 50 g de pão adormecido molhado no leite para amolecer
- 1 ovo
- 100g de queijo parmesão ralado
- 100g de farinha de arroz
- 6 colheres(sopa) de azeite para fritar as polpetas
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Comece preparando as polpetinhas: misture em uma tigela grande a carne moída, o ovo, o pão, o queijo parmesão. Mexa com as mãos, apertando até formar uma massa homogênea. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
- 2.Faça bolinhas com a massa e deixe na geladeira por meia hora.
- 3.Ponha a farinha de arroz em um prato, tire as bolinhas da geladeira e passe delicadamente na farinha de arroz.
- 4.Despeje metade do azeite em uma frigideira grande, deixe aquecer e frite as polpetas. Repita, com o azeite e as bolinhas restantes. Seque levemente em papel toalha para reduzir a gordura. Reserve.
- 5.Para fazer o molho, bata o tomate pelado no liquidificador para ficar cremoso. Ponha o azeite e o alho em uma frigideira, acenda o fogo e quando começar a chiar, despeje o tomate batido. Cozinhe por dez ou quinze minutos, tempere com sal e pimenta-do-reino, ponha as polpetas no molho e reserve.
- 6.Ponha o leite em uma caçarola grande, com dois dentes de alho sem casca, sal, os grãos de pimenta e as ervas aromáticas. Deixe ferver. Tire do fogo, espere uns dez minutos para pegar bem o gosto e coe o leite. Dispense os sólidos e devolva o leite à caçarola.
- 7.Deixe o leite ferver novamente, ponha metade da manteiga e despeje a polenta aos poucos, fazendo uma chuva -- o ideal é usar uma peneira -- mexendo. Se alguém puder ajudar nesta parte, facilita. Mexa vigorosamente com um batedor de arame para evitar a formação de grumos até começar a engrossar e troque para uma colher de pau. Cozinhe a polenta, mexendo, por aproximadamente 40 minutos, até a massa soltar do fundo da panela.
- 8.Junte a manteiga restante e o requeijão, mexa para incorporá-los à massa e tire do fogo.
- 9.Ponha no prato de servir, espalhe o molho de tomate quente com as polpetas e finalize com o queijo ralado. Sirva quente.