PUBLICIDADE

Radar

Conheça as 10 melhores sobremesas do mundo, segundo ranking internacional

TasteAtlas lista as 100 melhores sobremesas do mundo, confira o top 10 da plataforma

Receita tradicional de bolo de baunilha com extrato de laranja. Foto: fahrwasser - stock.adobe.com/Adobe stFoto: fahrwasser - stock.adobe.com/Adobe st

A história e tradição de um país se refletem na gastronomia local. A alimentação é uma das expressões culturais mais marcantes de um povo, mas, nem só de pratos salgados se vive a comida. As sobremesas também ajudam a contar a história de um país.

Pensando nisso, o TasteAtlas publicou uma lista com as 100 melhores sobremesas do mundo. O ranking foi montado com base nas avaliações dos usuários da própria plataforma. Confira o top 10, veja a lista completa aqui.

  1. Pastel de Belém: doce tradicional português combina massa folhada e recheio cremoso a base de ovos e canela. Conheça mais sobre o pastel de Belém em matéria publicada no Estadão.
  2. Sorvete de creme: não é qualquer sorvete que recebe a medalha de prata do TasteAtlas. Esse sorvete tradicional britânico, originário da região da Cornualha, é feito com leite integral, ovos e creme coagulado. Saiba mais sobre o sorvete aqui.
  3. Dondurma: também conhecido como “sorvete turco”, surpreende no paladar. Feito com mastika, salep, leite, açúcar e canela, a sobremesa é clássica das ruas da Turquia. Leia mais sobre o dondurma em matéria publicada no Estadão.
  4. Pastel de nata: é pastel de Belém, mas não é. Só aqueles produzidos na Fábrica Pasteis de Belém podem ser chamados de pastel de Belém, enquanto todos os outros, produzidos por outras pastelarias de Lisboa e até de outros países, são chamados de pastel de nata.
  5. Tembleque: diretamente de Porto Rico, tem-se o tembleque. Tipo um pudim, o prato é uma especialidade da culinária porto riquenha. Feito a base de leite de coco, amido de milho, açúcar e com canela. A base pode ser aromatizada com baunilha, noz-moscada e rum. Servido frio, é um clássico das festas de aniversários.
  6. Tespishte: Kosovo esconde uma joia gastronômica: a Tespishte. A massa é feita com óleo fervente, leite ou água, farinha, ovos e fermento em pó para formar uma massa. Depois disso é só soltar a criatividade, algumas versões incluem nozes, amêndoas, pistache, sementes de gergelim e coco ralado.
  7. Tiramisu: dando um pulinho na Itália, temos o tiramisu. As bolachas são banhadas em licor de café e, por cima, um delicioso creme mascarpone. Das sobremesas da lista, ela é uma das mais recentes, sendo inventada em 1960. Jovem na gastronomia, mas muito icônica. Veja receita.
  8. Crepes: os crepes são o prato nacional da França. Receita simples e deliciosa, é feita à base de farinha, ovos, leite e manteiga batidos em uma massa fina, que é então despejada em uma frigideira e frita. Na França, uma variação da receita inclui licor de laranja, os famosos crepes suzettes.
  9. Creme brulee: tradição da confeitaria francesa, o creme brulée também faz parte da lista. Com poucos ingredientes, a graça está na casquinha de açúcar. O chef e jurado do MasterChef, Erick Jacquin compartilhou sua receita de creme brulée com o Paladar. O toque especial fica por conta das frutas vermelhas, confira aqui.
  10. Doce de leite: seja argentino ou uruguaio, o doce de leite é uma delícia. Inventado em 1829 em Buenos Aires, o doce de leite é feito com leite que, ao ser bem caramelizado com açúcar, ganha uma tonalidade marrom e sabores intensos. O pavê de doce de leite é uma receita simples e perfeita para datas especiais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE