Rabanete, ora-pro-nóbis, beterraba ou couve? Seja qual for o seu preferido para incluir na dieta, estes alimentos têm uma semelhança: fazem parte dos grupos dos microvegetais.
De acordo com o Paladar, eles se caracterizam principalmente por serem pequenos, mas combinam muitos benefícios nutricionais quando incluídos em uma dieta. Além disso, eles apresentam grande versatilidade quando o assunto são receitas.
Embora sejam do grupo de microvegetais, eles possuem alguns aspectos distintos, incluindo os seus sabores e combinações adequadas em pratos ou em misturas com outros ingredientes. Veja alguns exemplos:
Mostarda
A mostarda é ótima para ser incluída em sopas e saladas, além de contrastar sabores quando é adicionada a uma carne. Seu sabor marcante é picante, sendo esta a característica principal deste microvegetal.
Ora-pro-nóbis
Surgindo como uma tendência de 2024 através das miniflores, a ora-pro-nóbis possui um sabor considerado suave, combinando perfeitamente com peixes, saladas, quiches e frango.
Beterraba
Este microvegetal é adequado para harmonizar entre cremes, risotos, saladas e pratos frios, especialmente se tornando um atrativo não somente no sabor, mas também pela coloração.
Couve
Você pode se lembrar da couve mesclada com uma feijoada. Mas ela também acompanha peixes e carne de porco. A couve possui duas folhinhas que remetem ao formato de um coração.
Microvegetais: pequenos em tamanho, grandes em sabor
Os microvegetais, pequenos vegetais de 1 a 4 cm, estão ganhando destaque na alta gastronomia por seu sabor concentrado e valor nutricional. Esses vegetais, muitas vezes confundidos com brotos, são a primeira folha que surge da semente. Chefs como Rafael Costa e Silva e Michel Bras cultivam e usam seus próprios microvegetais para enriquecer pratos. No restaurante Mugaritz, de Andoni Luis Aduriz, eles são colhidos diariamente para garantir frescor.
No Brasil, fornecedores como Sítio Verde Orgânico e DRO Ervas e Flores abastecem restaurantes renomados. Cada microvegetal possui um sabor único e pode ser usado em várias combinações. Exemplos incluem ohba para pratos japoneses e manjericão sagrado em saladas e massas. Para explorar mais sobre o uso e benefícios dos microvegetais, leia a matéria completa clicando aqui.