Em versões clássicas ou caseiras, fato é que o espaguete é alvo de inúmeras possibilidades na cozinha, afinal, combina com diversos ingredientes e molhos. Ao mesmo tempo, esse tipo de macarrão faz parte de estudos e descobertas que podem ir além da cozinha ou sanar dúvidas comuns. Veja três curiosidades sobre o espaguete abaixo:
Cocção do macarrão
Na matéria ‘Chefs desmentem 5 ‘mitos culinários’ que você já deve ter ouvido’, especialistas explicam o que é fundamental na cocção do macarrão, como o espaguete: basta água fervente e sal.
Incluir óleo, azeite ou algum outro tipo de gordura (vegetal ou de origem animal) contribui para que a massa deixe de ter boa aderência ao molho, porque cria uma espécie de ‘película’.
E os respingos?
Você já manchou, sem querer, uma camiseta enquanto comia espaguete? Conforme ele vai chegando na boca, espirra com mais frequência. E há um motivo para isso.
Um físico estudou esse fato e concluiu que, enquanto o fio do espaguete encurta, ganha mais oscilação, portanto, começa a respingar molho acompanhando os movimentos que ficam constantes.
Menor espaguete já criado
O tamanho do espaguete também virou alvo de estudos, dessa vez para encurtá-lo. Pesquisadores usaram uma técnica aplicada em outras áreas, a electro-spinning, e conseguiram criar um fio de espaguete de 00,1 mm de espessura, que ganhou aspecto rígido. As informações são do portal BBC.
Receitas com espaguete
1. Espaguete à carbonara
Mais do que saber curiosidades, bom é consumir espaguete. Você pode fazer em casa uma versão clássica e surpreender a família. Veja a receita completa aqui.

2. Espaguete com abobrinha e hortelã
Essa receita fácil fica pronta rapidinho e leva ingredientes que geralmente já estão na dispensa, facilitando o passo a passo. Veja a receita completa aqui.

3. Espaguete com polvo
A combinação de espaguete com frutos do mar é diferente e faz toda a diferença no prato. Que tal aprender a fazer essa versão com polvo? Veja a receita completa aqui.
