O chá é uma bebida universal e muito popular no Japão. No Brasil, porém, o consumo da bebida vem aumentando significativamente e, entre 2013 e 2020 cresceu 25%, quase duas vezes mais que a média mundial (13%), conforme a Euromonitor International.
Mas além de servir apenas como um chá propriamente dito, a bebida pode servir como ingrediente em drinques, trazendo diferentes sabores ao paladar e inovando receitas tradicionais. Confira abaixo três opções de coquetéis com chá.
Drinque de gim com morango
A receita desse coquetel com gim usa sachê de chá de morango e cascas de laranja, surpreendendo quem prova pelo sabor. Veja a receita completa aqui.
Tea & Lime, drinque com uísque e chá de pêssego
Um dos grandes méritos desse drinque é o de aproximar o uísque irlandês de uma onda tropical e refrescante. Ele é extremamente rápido de fazer, basta juntar o uísque, gelo, chá de pêssego e limão. Veja a receita completa aqui.
Caipirinha de matcha
A caipirinha ganha um toque especial com o matcha, que é adicionado junto com a cachaça, gelo, açúcar e limão. Veja a receita completa aqui.
Chá na cozinha: veja como usar a bebida em receitas e transforme seus pratos
O chá tem ganhado cada vez mais espaço na culinária brasileira. Além de ser uma bebida saborosa, ele pode ser um ingrediente versátil na cozinha. De acordo com a professora de bebidas e harmonização da Universidade Anhembi Morumbi, Graziela Von Kossel, é possível preparar carnes, como o vitelo cozido com chá preto e vegetais, e levar um sabor bem interessante para o prato.
Benefícios para a saúde
De acordo com a nutricionista especializada em fitoterapia Thaís Barca, os chás são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando a reduzir doenças cardiovasculares, melhorar o colesterol HDL e diminuir a absorção do colesterol LDL. Além disso, os chás auxiliam na manutenção e perda de peso, sendo recomendados para quem busca um estilo de vida mais saudável.
Diferença para o café
Para quem busca reduzir o consumo de café, o chá pode ser uma excelente alternativa. A professora Graziela Von Kossel explica que o chá oferece uma forma diferente de cafeína, proporcionando foco e concentração sem o “pico” energético intenso do café. Em termos de cafeína, o chá apresenta quantidades menores, sendo uma opção mais suave e igualmente eficaz para manter-se alerta e concentrado.
Para saber mais sobre chá e como usá-lo na cozinha de diferentes formas, leia a matéria completa.