A cidade de São Paulo é um grande conglomerado de manifestações culturais, e por isso nela se encontram experiências gastronômicas para todos os gostos. Uma delas acompanha a nova grande tendência da confeitaria: o Speculoos.
Também conhecido como Biscoff, o Speculoos é um biscoito de textura amanteigada criado na Bélgica há mais de dois séculos, feito originalmente para acompanhar cafés e chás em épocas natalinas, mas que tem caido cada vez mais no gosto popular.
Feito com açúcar mascavo e canela, o doce já está em 5° lugar entre as bolachas mais vendidas no mercado mundial, e já tem dado as caras tanto nas prateleiras de alguns estabelecimentos brasileiros quanto em alguns doces, como ovos de Páscoa, sorvetes, bombons, entre outros.
De acordo com Helena Gomes, na matéria ‘Speculoos é o novo pistache?’, a tendência segue os passos do pistache, que tem aparecido em diversos doces e bebidas, e em São Paulo encontram-se três estabelecimentos que oferecem o Speculoos em formatos diferentes. São eles:
- Casa Bauducco: localizada na rua Dr. Veiga Filho, 133, em Higienópolis, a Casa Bauducco lançou recentemente a linha Biscotti Speculoos, que oferece a iguaria em formato de bolacha e de pasta.
- Mica Chocolates: a loja localizada na rua Artur de Azevedo, 1199, em Pinheiros, tem uma barra de chocolate exclusiva chamada Spectaculous, que mistura chocolate ao leite com pedaços do biscoito.
- Cora Pâtisserie: fica na rua Ferreira de Araújo, 365, também em Pinheiros, e oferece um bombom que combina o Speculoos em biscoito crocante com a versão em pasta e chocolate com especiarias.