Na tábua de frios, o provolone sempre tem espaço. O queijo defumado tem textura elástica, parecida com a da mussarela, e sabor único. O provolone é curado, o que o confere um sabor mais salgado. Seja in natura, empanado, gratinado, assado ou em forma de provoleta - prato argentino de provolone grelhado -, o provolone brilha em receitas variadas.
Pensando nisso, o Paladar convidou um time de especialistas para eleger o melhor queijo provolone do mercado. Na degustação às cegas, 10 marcas foram avaliadas em 4 critérios: aparência, textura, aroma e sabor. O teste foi realizado no restaurante Pobre Juan, em São Paulo. Confira o ranking completo, publicado por Cíntia Oliveira, no Estadão, aqui.
Junto Marcelo Maia, diretor de marketing do Pobre Juan, integraram o júri o chef consultor italiano Sauro Scarabotta, a chef Jacqueline Iwao, do restaurante Urban Kitchen, da Org Pizzaria e da sorveteria Nice Cream, o cozinheiro e especialista em charcutaria Egon Jais, da Jais Hand Made, e o chef e assador argentino Chico Mancuso, do Rincon Escondido, formou-se o ranking.
Redenção
Na medalha de bronze, vem a marca Redenção. Produzido no interior de São Paulo, o provolone apresenta coloração levemente dourada e um agradável aroma de defumação, que se estende ao sabor, o queijo também, segundo os especialistas, tem um tom a mais de sal.
Leia também: receita de bolinho de pizza
Depois de escolher o provolone no mercado, está na hora de preparar receitas deliciosas com ele. O provolone, comumente, vem como aperitivo. Para dar uma cara nova no queijo, nessa receita, ele entra como recheio de um bolinho crocante.
A massa do bolinho é feita com batata temperada com salsa e cebola, combina muito com o recheio de queijo provolone, tomate e orégano. O provolone derrete super bem e cria o bolinho macio, mas ainda crocante. A chef Ana Paula Sousa, professora de gastronomia do Senac, ensina a receita.
Leia também: qual a melhor marca de queijo mussarela?
Um dos queijos mais consumidos no Brasil é o mussarela. Com ótimo derretimento, ele é o tipo mais comum em pizzas e sanduíches. O Paladar convidou especialistas para avaliarem 9 marcas de mussarela fatiada do mercado, e elegerem a melhor.
As marcas, degustadas às cegas, foram avaliadas tanto frias quanto no queijo quente. O júri de especialistas contou com a presença dos chefs de cozinha Luciano Nardelli, da Carlos Pizza, Rodrigo Rizzo, do Caledônia, Pablo Inca, do Cora, e Fellipe Zanuto, do Hospedaria. Confira o teste completo.