PUBLICIDADE

Radar

Descubra qual é a 3ª melhor sobremesa do mundo, segundo ranking internacional

O TasteAtlas publicou uma lista com os melhores doces do mundo, veja quem ganhou medalha de bronze

Dondurma, sorvete turco. Foto: Adobe StockFoto: Adobe Stock

Dá para conhecer um país pela sua gastronomia. Para uma experiência ainda mais completa, a viagem precisa incluir a confeitaria local. Do creme brulée da França até a maria mole do Brasil, as sobremesas do mundo inteiro podem ser apreciadas por seu sabor único, história e tradição.

O TasteAtlas montou um ranking com as 100 melhores sobremesas do mundo. Saiba quem ocupa o terceiro lugar na lista, confira o ranking completo aqui.

Dondurma

A medalha de bronze no pódio das melhores sobremesas do mundo vai para o Dondurma. O preparo, conhecido como sorvete turco, é feito com mastika, salep, leite, açúcar e canela. Ele é, muitas vezes, consumido de garfo e faca, por causa da sua textura firme.

O segredo para textura única vem da mistura de dois produtos: a mastika e o salep. A mastika é um produto milenar, vendido em formato de cristais, ele é uma resina obtida de aroeiras. O sabor começa amargo, mas termina refrescante, com notas de pinho e cedro. Já o salep é um tipo de farinha feita da raiz da orquídea roxa primitiva.

PUBLICIDADE

Mesmo quando vem na casquinha, o preparo único e surpreendente derrete bem mais devagar do que um sorvete comum, por isso tamanha popularidade nas ruas da Turquia.

Sobre o TasteAtlas

O TasteAtlas é uma plataforma online sobre gastronomia do mundo inteiro. Criado em 2018 pelo croata Matija Babic, o objetivo do site é dar espaço para culinária de todos os países. Os rankings são montados com base nas avaliações dos próprios usuários.

Hoje, uma enciclopédia na internet sobre diferentes gastronomias é uma autoridade no assunto. Saiba mais sobre o TasteAtlas em entrevista com o fundador, publicada pelo Paladar.

Leia também: receita de torta de pistache

PUBLICIDADE

Torta de pistache Foto: Gabriel Pita

Muito se fala sobre a culinária árabe no Brasil, mas com foco nos pratos salgados. Esfihas, kibes e arroz com lentilha são sucesso. Ainda sim, a confeitaria esconde preparos deliciosos, ideais para quem não gosta de doces muito açucarados.

A torta de pistache é uma tradição, consumida, principalmente, no Egito e no Catar. A base de bolacha amanteigada ganha recheio cremoso com pistache e chocolate branco. E, para finalizar, um chantilly, também saborizado com pistache. Veja a receita completa aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE