PUBLICIDADE

Radar

3 melhores queijos franceses de leite pasteurizado, segundo TasteAtlas

Descubra quais são os melhores queijos da França, feitos de leite pasteurizado, listados por plataforma gastronômica

Queijo. Foto: Daniel Vincek/Adobe StockFoto: Daniel Vincek/Adobe Stock

O guia gastronômico TasteAtlas divulgou o ranking dos melhores queijos franceses feitos com leite pasteurizado.

A lista foi atualizada no último dia 21 e conta com apenas seis tipos do alimento criados na França. Veja quais são os três melhores:

3º lugar - Maroilles

Um queijo macio, feito de leite de vaca e produzido em quatro tamanhos, o Maroilles tem uma casca laranja-avermelhada. É feito na região de Nord-Pas-de-Calais, na França, desde o século X e deve amadurecer por pelo menos 35 dias antes de ser consumido.

Ao contrário da maioria dos outros queijos, ele possui um formato quadrado e, quando está totalmente amadurecido, desenvolve um aroma intenso e fedorento. Tem um sabor de nozes e cogumelos e a textura é macia e oleosa.

PUBLICIDADE

2º lugar - Boulette d’Avesnes

Também feito com leite de vaca, esse queijo é caracterizado por seu formato de cone. É aromatizado com estragão (típico da culinária francesa), cravo, salsa e pimenta.

A casca é tradicionalmente lavada com cerveja e colorida com páprica, dando uma tonalidade avermelhada ao queijo.

O queijo amadurece por 2 ou 3 meses em adegas úmidas. O aroma é intenso e fedorento, as texturas são suaves e cremosas, enquanto o sabor é forte e apimentado.

3º lugar - Mimolette

PUBLICIDADE

Um queijo semiduro, ele é originário da área ao redor de Lille, sendo também conhecido como boule de Lille. É feito de leite de vaca e deixado para envelhecer por um período que pode variar de 2 meses a 2 anos.

O Mimolette é caracterizado por sua cor laranja (vinda do urucum), aroma frutado e textura mastigável. O sabor é de nozes e tem um aspecto amanteigado e denso.

Além disso, a casca dele é dura e difícil de quebrar. A aparência é resultado de ácaros que foram introduzidos intencionalmente no queijo para adicionar sabor.

Como funciona o TasteAtlas

A classificação da plataforma é feita por meio das avaliações dos usuários. As pessoas atribuem pontuações que variam de 0,5 a 5 a pratos típicos de diversas partes mundo. Assim, a plataforma reúne a média dessas pontuações, que são utilizadas para determinar a posição geral de cada prato ou região. A partir disso, são montados rankings como “melhores queijos franceses”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE