A revista da Associação Americana de Neurologia publicou um artigo afirmando que a dieta mediterrânea é capaz de minar o desenvolvimento do Alzheimer. No estudo, os pacientes que relataram seguir a dieta tinham cérebros equivalentes a pessoas 18 anos mais jovens.
A dieta mediterrânea, que prioriza grãos, frutas, legumes, nozes, azeites, folhas e peixes, é comumente associada a países como Espanha, Itália, Grécia e Israel. Essas culinárias desenvolveram vários pratos muito famosos com esses ingredientes como Moussakas, Hommus, peixes com ervas e saladas gregas.
Que tal incluir esses alimentos de forma gostosa no seu dia a dia, aproveitando também seus benefícios para a saúde? Confira a seleção de cinco pratos deliciosos utilizando ingredientes que podem ajudar na prevenção da degeneração cerebral e de doenças como o Alzheimer.
Moussaka
A Moussaka é um prato que nasceu na Grécia. A receita é feita com fatias de berinjela assadas, tomate sem pele e batata. Em 1920, o chef grego, Nicolau Tselemente, adicionou o molho bechamel em uma tentativa de “europeizar” o prato. O resultado você confere no link abaixo.
Hommus
Hommus é uma pasta de grão-de-bico muito famosa no Oriente Médio. Perfeita para aperitivos, pode acompanhar pães e outros pratos mediterrâneos. O preparo é simples e precisa apenas de um liquidificador.
Peixe com salsinha
Além da salsinha, essa receita de peixe é temperada com nozes crocantes e bastante limão. O resultado é maravilhoso e perfeito para acompanhar arroz, massas ou mix de legumes.
Salada de frutas com iogurte
Além de contribuírem para a manutenção da função cognitiva, as frutas caem muito bem quando acompanhadas de iogurte. A opção sugerida é fazer uma mistura com pera, banana, uva, kiwi e morango.
Azeite de alecrim
O azeite de alecrim é um dos azeites trufados, também conhecidos como azeites aromatizados, feito a partir da conserva de alecrim no azeite. Essa receita de azeite caseiro é perfeita para pão, sopa, caldo ou qualquer outro tipo de comida quente que precise de um toque especial.