PUBLICIDADE

Radar

50 Best: conheça os 10 melhores restaurantes do mundo

Saiba quais são os melhores restaurantes do mundo eleitos pelo 50 Best Restaurants

Para eleger os vencedores, o 50 Best conta com os votos de cerca de mil profissionais de destaque do mercado gastronômico mundial, como chefs, donos de restaurantes, críticos, jornalistas e especialistas da área. Cada um tem direito a dez votos, em ordem de preferência, sendo que pelo menos quatro indicações devem ser de restaurantes fora do país de origem. Os membros da academia precisam ter comido nos restaurantes indicados pelo menos nos últimos 18 meses. Foto: Tiago Queiroz/EstadãoFoto: Tiago Queiroz/Estadão

Nesta quinta-feira, 6, aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, a cerimônia do 50 Best Restaurants, que celebra os melhores restaurantes do mundo.

O grande destaque ficou para Espanha, que dominou o ranking aparecendo cinco vezes na lista dos melhores estabelecimentos do planeta.

Melhor do mundo

O grande vencedor, que levou o primeiro lugar foi o Disfrutar, em Barcelona. Fundado em 2014, o restaurante completa dez anos em 2024 e aparece na lista de melhores do mundo desde 2018.

Fundado pelos chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, o Disfrutar tem “pratos brilhantemente imaginativos, domínio técnico insuperável e apresentação divertida”, conforme destacou o site do 50 Best.

PUBLICIDADE

Em segundo lugar, aparece o Asador Etxebarri, também espanhol, localizado na cidade basca de Axpe, e comandado por Víctor Arguinzoniz.

Para fechar o pódio, o terceiro lugar ficou com o restaurante Table, em Paris, do chef Bruno Verjus.

TOP 10 melhores restaurantes

  1. Disfrutar, Espanha
  2. Asador Etxebarri, Espanha
  3. Table by Bruno Verjus, França
  4. DiverXo, Espanha
  5. Maido, Peru
  6. Atomix, EUA
  7. Quintonil, México
  8. Alchemist, Dinamarca
  9. Gaggan, Tailândia
  10. Don Julio, Argentina

Brasil

PUBLICIDADE

O Brasil que vinha em uma crescente ascensão, caiu neste ano. A Casa do Porco ficou na 27ª posição, uma queda de 15 restaurantes, depois de ficar na 12ª posição em 2023. Ainda assim, é o melhor brasileiro da lista. O Oteque apareceu em seguida, saltando da 76ª posição para a 37ª posição. Depois.

Apesar da queda, a chef Janaína Torres, à frente de A Casa do Porco, levou o prêmio de melhor chef mulher. Enquanto isso, João Diamante foi reconhecido pelo seu trabalho social com o Diamantes na Cozinha.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE