Nesta quinta-feira, 6, aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, a cerimônia do 50 Best Restaurants, que celebra os melhores restaurantes do mundo.
O grande destaque ficou para Espanha, que dominou o ranking aparecendo cinco vezes na lista dos melhores estabelecimentos do planeta.
Melhor do mundo
O grande vencedor, que levou o primeiro lugar foi o Disfrutar, em Barcelona. Fundado em 2014, o restaurante completa dez anos em 2024 e aparece na lista de melhores do mundo desde 2018.
Fundado pelos chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, o Disfrutar tem “pratos brilhantemente imaginativos, domínio técnico insuperável e apresentação divertida”, conforme destacou o site do 50 Best.
Em segundo lugar, aparece o Asador Etxebarri, também espanhol, localizado na cidade basca de Axpe, e comandado por Víctor Arguinzoniz.
Para fechar o pódio, o terceiro lugar ficou com o restaurante Table, em Paris, do chef Bruno Verjus.
TOP 10 melhores restaurantes
- Disfrutar, Espanha
- Asador Etxebarri, Espanha
- Table by Bruno Verjus, França
- DiverXo, Espanha
- Maido, Peru
- Atomix, EUA
- Quintonil, México
- Alchemist, Dinamarca
- Gaggan, Tailândia
- Don Julio, Argentina
Brasil
O Brasil que vinha em uma crescente ascensão, caiu neste ano. A Casa do Porco ficou na 27ª posição, uma queda de 15 restaurantes, depois de ficar na 12ª posição em 2023. Ainda assim, é o melhor brasileiro da lista. O Oteque apareceu em seguida, saltando da 76ª posição para a 37ª posição. Depois.
Apesar da queda, a chef Janaína Torres, à frente de A Casa do Porco, levou o prêmio de melhor chef mulher. Enquanto isso, João Diamante foi reconhecido pelo seu trabalho social com o Diamantes na Cozinha.