A maionese é um dos condimentos mais populares e versáteis do mundo culinário, apreciada por sua cremosidade e sabor característico. Há quem diga que ela foi criada para realeza em 1756, durante uma guerra. Outros acreditam que ela seja uma invenção da Antiga Roma.
De uma forma ou de outra, a maionese é um sucesso no Brasil. Tradicionalmente feita com óleo vegetal, gemas de ovos, vinagre ou suco de limão, e uma pitada de sal, essa iguaria tem uma base bem simples.
Em entrevista a Giulia Howard, repórter do Paladar, Lierson Mattenhauer, da hamburgueria Tradi, explicou que a maionese tradicional é composta de óleo ou azeite combinado com um emulsificante, que pode ser leite ou ovo. O sal é o tempero essencial, e a partir dessa base, diferentes sabores podem ser criados.
Além disso, é possível adicionar uma variedade de temperos, como mostarda, páprica, salsinha, vinagre, pimentas, orégano, coentro e outras ervas. Esses ingredientes dão um toque especial à maionese caseira e criam diferentes versões da maionese, tornando-a ainda mais versátil e saborosa.
Pratos de destaque
Hoje, a maionese é muito mais do que um simples molho. É utilizada em sanduíches para umidade e sabor, usada como cobertura para saladas e até mesmo incorporada a receitas de bolos e sobremesas para umidade extra e textura macia. Segundo o especialista, a maionese é a melhor amiga dos hambúrgueres e cachorros-quentes.
Por esse motivo, o Paladar separou duas receitas de maionese para você! Confira:
Maionese verde perfeita
Essa receita de maionese verde caseira, do chef Rafael Morandi, docente do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, é para aquelas pessoas que apreciam um ótimo acompanhamento para comer com batata frita e hambúrguer. Nessa receita o diferencial está em bater a maionese no mixer, fazendo menos sujeira. Quer saber mais? Veja neste link.
Maionese apimentada
Nessa receita você vai precisar de 1 gema; 1 colher (sopa) de suco de limão (ou vinagre de vinho branco) e 1 pitada de sal. Assim como a receita acima, o mixer também apareceu como uma opção na hora de misturar seus ingredientes. Uma dica: Se caso, você prefira usar maionese pronta e apenas temperar, use 200g de maionese para 50g de molho de pimenta. Saiba mais.
Melhores maioneses do mercado
PALADAR TESTOU. Na degustação realizada na hamburgueria Meats, em Pinheiros, oito marcas de maionese foram avaliadas em um teste às cegas. Os jurados experimentaram as maioneses puras e também com bolachas cream cracker, analisando características como cor, aroma, textura e sabor. Após a avaliação, foi elaborado um ranking que elegeu a melhor maionese do mercado. Confira as três primeiras colocadas:
- PRIMEIRO LUGAR – HEINZ
- SEGUNDO LUGAR – HEMMER
- TERCEIRO LUGAR – HELLMANN´S
Quer saber mais? Veja neste link.