O churrasco é um dos pratos mais típicos do Brasil e, na maioria dos casos, representa mais do que uma refeição saborosa, sendo também uma ocasião para reunir amigos e familiares ao redor de comida saborosa e abundante, seja para alguma celebração ou para um momento de descontração.
Essa refeição emblemática é marcada não só pela fartura de carnes, mas também de acompanhamentos e bebidas, entre elas a cerveja que, por ser muito consumida no país, está disponível no mercado sob diversos tipos e marcas. Caso você esteja planejando um churrasco e não saiba qual é a melhor opção de cerveja para acompanhar, o Paladar pode trazer soluções.
Com o auxílio dos mestres cervejeiros e sommeliers Junior Bottura, Guto Procópio, Edu Passarelli, Julia Leme e Bia Amorim, realizamos uma edição de teste às cegas com 13 das principais marcas de cerveja do mercado - neste caso, todas classificadas como puro malte, que conserva o malte de cevada em sua composição ao invés de substituir por açúcares como milho ou arroz.
O teste foi feito com as amostras em temperatura ambiente para se ter indicativos mais claros de suas respectivas características, e os pontos em comum avaliados foram coloração, estabilidade da espuma, aroma, brilho e sabor. O maior destaque da edição foi a cerveja puro malte da marca Spaten.
A marca oferece um produto com sensação agradável de biscoito, segundo os jurados. É leve, fácil de beber, com baixo amargor, boa formatação e retenção, além de notas levemente frutadas e de cereais. A avaliação das demais marcas testadas pode ser conferida na matéria ‘Qual a melhor cerveja puro malte do mercado?’, disponível aqui.