Publicidade

Publicidade

Radar

Adega climatizada faz diferença na hora de guardar o vinho?

Saiba qual o melhor tipo de adega para ter em casa segundo o Guia dos Vinhos

Vinho. Foto: Melanie Lemahieu/Adobe StockFoto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock

Quem gosta de vinho e está começando a entrar no mundo dos diferentes rótulos com certeza já pensou se deve ou não investir em uma adega. Claro que isso vai variar de pessoa para pessoa e uma adega não é de fato necessária para vinhos do dia-a-dia que serão consumidos em poucas semanas ou meses depois da compra.

Uma adega, portanto, só faz realmente sentido para produtos mais especiais, aqueles que você quer guardar para uma ocasião especial. Mas se você é um amante de vinhos e está disposto a montar uma adega em casa, uma das opções recomendadas são aquelas que parecem um frigobar, que servem muito bem um enófilo iniciante, segundo o Guia dos Vinhos.

O único porém é o tamanho, já que a maioria das opções disponíveis no mercado cabem apenas 12 garrafas no total. De qualquer forma, estas adegas climatizadas são uma mão na roda para manter as garrafas na temperatura adequada, prontas para serem servidas, mesmo as de safras mais recentes.

A outra opção é adaptar e condicionar um cômodo não ocupado para quem tem espaço. Também é possível simplesmente escolher o local mais escuro, fresco e longe de contato com comidas, materiais de limpeza e quaisquer produtos com cheiro forte para guardar as garrafas. No entanto, saiba que o tempo de vida dos vinhos será encurtado e que essa não é a melhor opção para o longuíssimo prazo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE