A composição de alguns alimentos pode ser aliada no combate de alguns problemas de saúde, além de oferecer nutrientes essenciais para o corpo, ajudando no bem-estar e contribuindo para manter uma alimentação equilibrada. Um desses exemplos é o agrião.
O agrião é parte do vegetais verde-escuros e se caracteriza por sua coloração chamativa e um sabor levemente picante e amago. Além disso, ele tem uma composição potente e pode ser usado de diversas formas na cozinha.
Benefícios do agrião
Segundo a matéria de Regina Célia Pereira ao Estadão, na editoria Saúde, o agrião é rico em vitamina C, cálcio, ferro, carotenoides e, principalmente, sais minerais, como o potássio. Esse último composto é aliado do combate a hipertensão arterial, sendo esse um dos destaques do consumo do agrião.
Embora o agrião ofereça inúmeros benefícios à saúde, é importante lembrar que uma alimentação equilibrada precisa de uma variedade de alimentos que ofereçam outros nutrientes essenciais.
Para que os efeitos positivos de qualquer alimento, como o agrião, sejam potencializados, é necessário adotar uma dieta balanceada, aliada à prática regular de exercícios físicos e uma hidratação adequada, pois nenhum ingrediente é mágico.
Agrião na cozinha
O sabor particular do agrião vai bem em saladas, sanduíches, cremes, sopas e outros preparos. Não sabe como usá-lo? Veja três sugestões de receitas com agrião abaixo:
Sopa de agrião
Essa receita fácil é cremosa e delicada em seu resultado final, sendo ideal para consumir em dias mais frios. Veja a receita completa aqui.
Salada de rúcula e agrião com presunto cru
A combinação de rúcula e agrião, que inclusive são parte do mesmo grupo, é irresistível em uma salada. Experimente acrescentar também presunto e aceto balsâmico como protagonistas. Veja a receita completa aqui.
Drinque com gim e folhas de agrião
O agrião também pode estar entre os ingredientes de uma bebida. Esse drinque, também chamado de Carolina, é refrescante e fica pronto rapidinho. Veja a receita completa aqui.