O Guia que a princípio foi criado para impulsionar o turismo encorajando motoristas a pegarem a estrada é atualmente um dos mais importantes avaliadores do ramo gastronômico. Hoje, restaurantes contemplados com estrelas Michelin possuem grande renome, e podem ganhar o valor máximo de três, mas há um fenômeno que acaba permitindo que alguns chefs acumulem números maiores.
Isso se dá pelo fato de que determinados profissionais, de tempos em tempos, operam em diferentes restaurantes, muitas vezes em vários continentes. É o caso de Alain Ducasse, o chef francês que dirige restaurantes há quase quatro décadas e acumula 21 estrelas do Guia Michelin.
Ao longo de sua carreira, Ducasse passou por sete países em três continentes, supervisionando 34 cozinhas, entre elas The Dorchester, em Londres, na Inglaterra; Benoit New York, nos Estados Unidos; e Le Louis XV, que fica em Mônaco, conforme aponta o portal de notícias Food & Wine.
É importante salientar que as estrelas são atribuídas somente aos restaurantes, e não aos chefs, embora a conquista inevitavelmente recaia sobre o trabalho deles. E o fato da avaliação ser anual justifica a possibilidade de um profissional uma quantidade maior de ‘estrelas’ do que de restaurantes trabalhados.
Receitas testadas e aprovadas
Aprimore suas habilidades gastronômicas através das receitas exclusivas do Paladar. Em nosso caderno estão registradas instruções de diversos preparos, como sobremesas, jantares, almoços, bebidas, lanches, petiscos e muito mais! Confira aqui.