O alho é um dos ingredientes mais requisitados na culinária brasileira. Ele costuma ser usado para temperar alimentos, mas também pode funcionar como parte principal de alguns preparos, como molhos.
Mais do que apenas um ingrediente culinário, o alho é uma rica fonte de fibras prebióticas, fundamentais para a saúde do sistema digestivo. Essas fibras apoiam o crescimento de bactérias boas no intestino, melhorando a digestão.
Ele também é riquíssimo em vitamina C, ajudando a combater fungos e bactérias. Esse insumo ainda potencializa o metabolismo para redução do colesterol e regulação da pressão sanguínea. Além disso, o alho é carregado com minerais essenciais como potássio, zinco, ferro e magnésio, que são vitais para a saúde cardiovascular, imunológica, sanguínea e óssea.
Esses benefícios são preservados tanto em receitas quanto no uso puro do alho, quando ele está fresco e de boa qualidade. Para garantir isso, ao comprar, opte por cabeças de alho que estejam redondas e cheias, com uma consistência firme e dentes de coloração mais clara.
Receitas com alho
Molho de alho
O molho de alho é uma ótima opção para variar os mais tradicionais com ketchup e mostarda. Ele vai muito bem com lanches, carnes e porções. Veja a receita completa aqui.
Pão de alho
Essa iguaria costuma estar presente nos churrascos e pode ser facilmente encontrada nos supermercado. Entretanto, a versão caseira costuma ser mais saborosa. Veja a receita completa aqui.
Azeite de alho frito
O azeite feito com alho frito é a escolha ideal para dar mais sabor aos pratos. Essa receita de conserva é fácil de ser feita e fica pronta em apenas 5 minutos. Veja a receita completa aqui.
Para saber mais sobre alho e outros alimentos essenciais para a saúde, leia a matéria completa no Estadão.