Os alimentos fermentados geralmente são produzidos a partir de vegetais, leites, e outros ingredientes que passam por um processo de fermentação, resultando em uma composição rica em microorganismos vivos e diversas vitaminas. Segundo a matéria de Anahad O’Connor, os principais exemplos desses alimentos são kombucha, iogurte, chucrute e kimchi.
Um estudo publicado na revista Cell buscou entender os efeitos do consumo desse tipo de alimento em conjunto com uma dieta saudável. Os resultados mostraram que o grupo que aumentou a ingestão de porções desses alimentos apresentou uma ampliação e diversificação de micróbios no intestino, na parte conhecida como microbioma intestinal. Além disso, observou-se uma redução nos compostos inflamatórios, levando a níveis mais baixos de inflamação.
Kombucha em casa
Para quem deseja fazer kombucha em casa, a bebida gasosa, que combina acidez e doçura, pode ser produzida com facilidade. Veja a receita completa aqui.
Tomate cereja assado com iogurte
Essa é uma receita que, mesmo com poucos ingredientes e pouco tempo de preparo, entrega muito sabor, especialmente com o acréscimo de temperos. Veja a receita completa aqui.
Sopa de chucrute
Esse prato popular e reconfortante pode ser preparado em casa, e para adicionar textura e sabor, você pode incluir salsichões. Veja a receita completa aqui.
Kimchi
O prato tradicional da culinária oriental é fácil de fazer em casa, envolvendo a fermentação de legumes como parte do processo. Veja a receita completa aqui.