Certamente, ao menos uma vez na vida, você já foi a uma lanchonete ou restaurante e se deparou com uma porção de sachês de cor amarela competindo espaço com ketchup e maionese, ou então já encontrou tubos - também de cor amarela - nas gôndolas dos supermercados.
Trata-se da mostarda, um molho que acompanha muitos alimentos e que é consumido há uns bons milênios pela humanidade, antes mesmo de se tornar essa versão industrializada que vemos nos dias de hoje. O condimento de sabor intenso e picante nasceu da trituração de grãos de mostarda e, de acordo com registros históricos, é utilizado para temperar prato desde a Antiguidade, com o povo egípcio.
Existem diferentes tipos de mostarda, e essas versões podem ser feitas do zero em casa, variando os demais ingredientes de composição. Uma revista italiana chamada Moderna Cucina ensina a aromatizar o condimento de três formas: com ervas, com laranja e com mel e frutas secas.
Cada uma das modalidades é capaz de enriquecer os sabores de pratos diferentes. A de frutas secas e mel, por exemplo, combina com salsichas, carnes mais gordurosas e saladas crocantes, enquanto a de laranja acompanha muito bem refeições com rosbife e pato. Aprenda a fazê-las aqui.