Nas cozinhas profissionais, regras de corte são essenciais para garantir segurança e precisão. Técnicas como julienne, brunoise e chiffonade definem padrões de tamanho e formato, facilitando o cozimento uniforme dos ingredientes. Além disso, o uso correto de facas reduz o risco de acidentes.
Com base nas técnicas de precisão na hora do corte, a professora Michelle Ibarra, especialista em gastronomia do Senac São Paulo, orientou sobre a técnica do corte julienne, perfeita para quem procura uma forma de garantir cocção uniforme e um visual refinado em seus vegetais.
Para entender, o corte é uma forma clássica que consiste em transformar os ingredientes em tiras finas e longas, com cerca de 3 mm de espessura. Muito usado na hora de cortar cenouras, abobrinhas e pimentões.
O processo inicia com uma preparação do ingrediente, seguido do corte em lâminas finas, que depois são empilhadas e fatiadas em tiras. Segundo a especialista: “o Julienne não só traz elegância ao prato, mas também facilita a cocção, especialmente quando é importante manter a textura dos vegetais.”
Além disso, esse corte é muito usado para saladas e para guarnições de pratos, justamente por criar um visual delicado e refinado. Ela ainda vai garantir que os alimentos cozinhem de forma uniforme. “O movimento de fatiar no Julienne, além de prático, promove uma cocção rápida e uniforme, sendo uma técnica valiosa em preparos como salteados e pratos rápidos, legal também para servir vegetais crus e picles”, afirmou a especialista.
Receitas com legumes
Yakisoba com frango, carne e legumes
Separamos três receitas simples para você testar esse corte com legumes. A primeira é uma clássica em que os legumes são quase protagonistas no prato. Aprenda o passo a passo completo e ainda confira uma lista de ingredientes que não podem faltar no seu prato. Disponível aqui.
Legumes salteados
Outra sugestão em que a técnica pode ser introduzida. Atente-se apenas ao mexer os legumes constantemente para que fiquem levemente dourados por fora. Saiba mais neste link.
Bacalhau com legumes
Por fim, mais uma alternativa para se aventurar na técnica de corte julienne. Confira o modo de preparo e a lista de ingredientes completa neste link.