O requeijão faz parte do cotidiano dos brasileiros e vira e mexe está incluído em alguma receita, seja de café da manhã, almoço ou até mesmo sobremesa. Seja feito em casa ou comprado pronto, o fato é que o requeijão está inserido na culinária brasileira e agrada quase todo mundo.
No entanto, para aqueles que consomem as versões industrializadas vendidas em supermercados, é importante prestar atenção nas especificações e levar em conta, além do preço, o sabor e os ingredientes usados para fazer o produto.
Pensando nisso, Paladar resolveu realizar um teste às cegas e convidou um time de jurados para avaliar 12 marcas de requeijão.
Os especialistas foram criteriosos levaram em conta principalmente qual marca lembrava as origens do requeijão no Brasil, com sabor delicado, textura cremosa e apresentação de dar água na boca. Após a prova, eles elegeram um top 3 com os melhores produtos, confira:
Os melhores requeijões do mercado
- Crioulo
- Aviação
- Poços de Caldas
A marca Crioulo foi a que apresentou o melhor produto. O requeijão recebeu elogios dos jurados pela cremosidade e textura consideradas “perfeitas”, além do aroma de leite e o equilibro de sal na composição.
Já a aviação foi a segunda melhor. O produto apresentou uma textura muito similar a do requeijão artesanal, sabor agradável, aroma defumado e bom equilíbrio de acidez e sal. Alguns dos jurados, porém, acharam o produto um pouco salgado em comparação aos demais.
Por fim, a Poços de Caldas levou o terceiro lugar. O requeijão apresentou textura perfeita, coloração levemente amarelada (que remete à gordura do leite), sal no ponto e bom aspecto visual. Na opinião dos jurados, a marca trouxe um produto muito saboroso e levemente amanteigado.
Para descobrir quais foram todas as marcas testadas pelo Paladar, leia a matéria completa.