A cachaça têm grande popularidade no Brasil e pode integrar drinques saborosos. Pensando nessa relevância, membros da Cúpula da Cachaça se reuniram no interior de São Paulo para determinar as 50 melhores cachaças brasileiras no VI Ranking Cúpula da Cachaça 2024.
Nesta etapa final, 13 especialistas realizaram uma degustação às cegas, ou seja, experimentaram as cachaças finalistas sem saber a identificação de cada uma delas, buscando por qualidade.
Segundo o artigo de Mauricio Maia, o concurso considerou três categorias distintas de cachaça: Brancas, Armazenadas e Envelhecidas e Premiums e Extra-Premiums. Confira os destaques de cada categoria e leia o conteúdo completo para ficar por dentro de detalhes.
As melhores cachaças de cada categoria
- Cachaças Brancas: Nobre Cristal (84,200)
- Cachaças Armazenadas/Envelhecidas: Bem Me Quer Amburana (91,063)
- Cachaça Premiums e Extra-Premiums: Sanhaçu Soleira (92,675)
Aqui, vale um grande destaque para a Sanhaçu Soleira, de Chã Grande (PE), por superar todas as outras cachaças em pontuação, tornando-se vencedora também como a Cachaça do Ano.
Ranking Cúpula da Cachaça
Este concurso funciona em três etapas: o Voto Popular, a Seleção dos Especialistas e a Cúpula da Cachaça. Na última fase são eleitas as cachaças mais bem pontuadas em cada categoria.
O ranking Cúpula da Cachaça foi criado com o intuito de promover a divulgação, profissionalização e valorização do setor de destilados brasileiros. A cada dois anos, todas as cachaças do país podem participar, contribuindo para o alcance dessas metas.
A melhor cachaça branca do mercado
O Paladar convidou especialistas para selecionar as melhores cachaças brancas disponíveis nos mercados, todas com um preço de até cem reais. Essas cachaças foram provadas com foco principal em aspectos como aroma e sabor. Confira o resultado completo do teste.