A pizza é uma receita de origem italiana que caiu de vez no gosto dos brasileiros, tornando-se uma refeição comum e amplamente consumida. Isso tanto é verdade que a iguaria costuma ser uma das opções mais acessíveis de delivery ou jantar, afinal existem muitas pizzarias espalhadas pelas cidades do Brasil.
Em terras tupiniquins, a pizza ganhou novas versões, que se destacam não só pela criatividade na combinação de sabores, mas pela alta qualidade, que, por sinal, foi reconhecida pelo 50 Top Pizza. O ranking contemplou pizzarias situadas em diferentes países da América Latina e o primeiro lugar foi ocupado pela Leggera Pizza Napoletana, localizada em São Paulo.
A cidade paulistana ainda emplacou outras 8 casas especializadas na lista, e outras localidades nacionais também tiveram reconhecimento, como Rio de Janeiro (com 5 pizzarias), Passo Fundo, Brasília, Maceió, Porto Alegre, Santos, Domingos Martins, Governador Valadares, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Santo André e Foz do Iguaçu (cada cidade com uma pizzaria representante).
Ao todo, o Brasil conquistou 25 posições, sendo o país que mais apareceu no ranking. A lista classificatória completa pode ser conferida na matéria ‘Pizzaria de São Paulo é eleita a melhor da América Latina em 2024′, por Matheus Mans, disponível aqui.
Onde encontrar boas pizzas em SP
Quem deseja experimentar as melhores versões da deliciosa massa assada e recheada pode, além de visitar as pizzarias contempladas pelo ranking, conferir a opinião de especialistas na área, e nisso o Paladar pode ajudar. Reunimos 9 chefs - a saber, André Mifano, do restaurante Donna; Fábio Lazzarini, do Varanda Dinner; Ana Cremonezi, do Ella Fitz; Marco Aurélio Sena, do Tantin e do Ventre; Diego Gimenez, do restaurante Trio; Chico Mancuso, chef parrillero do Rincon Escondido; Rodrigo Aguiar, do Jacarandá; Martin Casilli, do Grupo Sky Hall (Garden Bar e Terrace Bar); Thiago Morais, do Ki-Mukeka - para saber quais são suas pizzarias paulistanas favoritas e o por quê. Confira mais aqui.
Pizza em casa
Certamente sair para comer pizza ou encomendá-la para chegar pronta em casa é de grande praticidade, entretanto fazer uma do zero, com massa bem fermentada e recheios autorais, pode ser uma experiência prazerosa, e menos difícil do que você imagina. Em nosso Manual da pizza caseira é possível acompanhar o passo a passo para fazer uma versão perfeita. Acesse aqui.
Massa com gostinho de profissional
Farinha de trigo, sal, água e fermento biológico são todos os ingredientes necessários para fazer a massa de uma pizza, e mesmo quem não tem experiência no preparo pode chegar a um resultado profissional atentando-se a alguns cuidados e seguindo algumas dicas facilitadoras. Saiba mais aqui.
O molho ideal
O molho de tomate é fundamental para se fazer uma boa pizza, por isso, ao fazer uma em casa, vale a pena investir uns minutinhos preparando o molho caseiro ao invés de utilizar a versão pronta do mercado, afinal um gostinho de fresco é indispensável. Em nosso caderno de receitas há uma opção perfeita para combinar com os demais itens da pizza, e utiliza apenas três ingredientes: sal azeite e tomates cortados. Siga o passo a passo disponível aqui.